Jão é um ponto fora da curva. Que outro artista brasileiro do pop contemporâneo consegue realizar uma turnê enchendo arenas, estádios e grandes áreas externas? Pode-se pensar em nomes sertanejos, entidades da MPB e do samba com dezenas anos de estrada, bandas em reunião ou turnê de despedida, talvez Ludmilla com sua flexibilidade musical, mas, em seu campinho, o cantor está jogando sozinho.
Neste sábado (23), Jão deve mostrar em Porto Alegre por que é uma exceção. Ele traz a intitulada Superturnê ao Estádio Passo d'Areia, com show previsto para começar às 21h (veja detalhes ao final do texto).
A apresentação do cantor vai marcar a retomada do estádio do São José como palco musical. Também conhecido como "Zequinha Stadium" (como batizou o R.E.M. em 2008), o espaço não recebia shows desde 2016.
Com a Superturnê, Jão já fez história: foi o artista pop brasileiro mais jovem a esgotar os ingressos para duas datas consecutivas no Allianz Parque, em São Paulo (SP), em 20 e 21 de janeiro. O megashow segue percorrendo o Brasil neste semestre, sendo que a última data está marcada para 18 de janeiro de 2025, novamente na capital paulista.
É um show de popstar internacional. Há uma estrutura ambiciosa na Superturnê, que conta com 60 metros de passarela, três palcos, cenário com 30 metros de altura (que, em um momento, recebe um gigantesco dragão) e quatro torres de efeitos especiais. Não faltam trocas de figurinos, grandes telões e muita pirotecnia.
A organização também costuma distribuir pulseiras de LED para o público, promovendo aquele efeito para iluminar a plateia que foi popularizado em apresentações do Coldplay. Para a apresentação em Porto Alegre, contudo, a produtora 30E (responsável pela série de shows) não confirmou se a configuração será essa mesma.
A turnê acompanha o disco Super, lançado em agosto do ano passado, cujas faixas ocupam boa parte do repertório. No entanto, a apresentação passa por toda a discografia de Jão, trazendo sucessos como Idiota, Essa Eu Fiz pro Nosso Amor, Imaturo, Pilantra, Santo, entre outras. Após uma introdução que abrange quatro músicas, o show segue por quatro atos que representam os elementos presentes em seus discos: terra no álbum Lobos (2018), ar em Anti-herói (2019), água com Pirata (2021) e, por fim, fogo com Super.
Legado de Cazuza
Em atividade desde 2016, Jão foi crescendo ano após ano no cenário musical brasileiro. Portando uma voz suave e trabalhando uma sonoridade leve, ele costuma abordar desamores em letras bastante identificáveis. Aos 29 anos, ele se especializou em produzir uma sofrência pop.
Em suas letras, Jão costuma apresentar um eu-lírico intenso, que se entrega às paixões e expressa frustrações sem rodeios. É visível a influência de Cazuza (1958-1990) em suas músicas, tanto que o cantor fez um show no Rock in Rio 2022 em que homenageou o ídolo. Em fevereiro deste ano, voltou a reverenciar Cazuza, realizando um show de covers do artista em uma ação promovida por uma marca de refrigerante.
A mãe de Cazuza, Lucinha Araújo, aprecia o trabalho de Jão. Tanto que ela pretende ceder letras inéditas escritas pelo filho ao cantor para que sejam gravadas e transformadas em canções.
Em conversa com o jornal Folha de S.Paulo, Jão ressaltou que a ideia é trabalhar de maneira que respeite o legado do ídolo. "Já vi uma música que ele nunca gravou e é perfeita, como não poderia deixar de ser", acrescentou à publicação. Mais um ponto para o fora da curva.
Jão em "Superturnê"
- Neste sábado (23), às 21h, no Estádio Passo D'Areia (Rua Padre Hildebrando, 1.100), em Porto Alegre.
- Ingressos: a partir de R$ 225 (inteira). Pontos de venda: pelo site Eventim (com taxa) e na Arena do Grêmio (Portão 2 - Av. Padre Leopoldo Brentano, 110), das 10h às 17h.
- Abertura dos portões: 18h. Classificação etária: 16 anos. Menores de 16 anos somente acompanhados dos pais ou do responsável legal. Não é permitida a entrada de menores de até cinco anos.
Possível setlist
Escorpião; A Rua; Essa Eu Fiz pro Nosso Amor; Doce; Imaturo; Gameboy; Rádio; Monstros; Vou Morrer Sozinho; Sinais; A Última Noite; Acontece; Julho; Santo; Idiota; Lábia; Locadora; Meninos e Meninas; Olhos Vermelhos; Eu Posso Ser Como Você; Se o Problema Era Você, Por que Doeu em Mim?; Maria; São Paulo, 2015; Pilantra; Me Lambe; Super e Alinhamento Milenar.
Itens proibidos
- Armas de fogo e/ou brancas de qualquer tipo ou espécie (facas, canivetes, etc);
- Guarda-chuvas (de qualquer tamanho);
- Pingentes e correntes pesadas;
- Objetos pontiagudos (canetas);
- Objetos perfurocortantes (tesouras, cortadores de unha, giletes);
- Materiais ou objetos que possam causar ferimentos;
- Balões em geral, malabares;
- Fogos de artifício e de estampido (de qualquer espécie);
- Objetos de vidro, plástico ou metal;
- Substâncias tóxicas, bebidas alcoólicas, remédios;
- Camisas de time de futebol, bandeiras com mastro;
- Papéis em rolo de qualquer espécie, jornais e revistas;
- Vasilhames, copos de vidro ou qualquer outro tipo de embalagem contendo bebida ou refrigerante de qualquer natureza que, direta ou indiretamente, possam provocar ferimentos em caso de esforço físico isolado ou generalizado;
- Máquinas fotográficas profissionais (lente intercambiável), gravadores, filmadoras;
- É proibida a entrada de alimentos destinados ao comércio ou que representem riscos à segurança do público. É permitida somente a entrada de alimentos industrializados e lacrados;
- Cigarro eletrônico.