O baixo que Paul McCartney havia perdido em 1972 foi localizado após cerca de 52 anos. O instrumento havia sido roubado e foi devolvido recentemente ao ex-Beatle. A notícia foi confirmada no site oficial do músico ainda na quarta-feira (14).
"Após o lançamento do projeto Lost Bass (Baixo Perdido, em tradução livre) no ano passado, o baixo Höfner 500/1 de 1961 de Paul, que foi roubado em 1972, foi devolvido. O instrumento foi autenticado pela Höfner e Paul está muito agradecido a todos os envolvidos", diz a publicação.
O baixo emblemático estava no sótão de Ruaidhri Guest, um estudante que o recebeu como herança depois que um parente o achou em um loft. O instrumento ficou esquecido por muitos anos e acabou devolvido após o jovem ficar sabendo do projeto para encontrá-lo. Não está claro se ele sabia anteriormente que o baixo pertencia a McCartney.
No X (Twitter), Guest revelou ter encontrado o instrumento do ex-Beatle. "Aos meus amigos e familiares, eu herdei este item, que foi devolvido a Paul McCartney. Compartilhem a notícia", escreveu ele, acrescentando fotos do baixo na postagem.
O projeto para encontrar o baixo foi lançado em setembro do ano passado por Nick Wass, que trabalha para a empresa Höfner, e os jornalistas Scott e Naomi Jones. O instrumento pode ser ouvido nas canções Love Me Do, She Loves You e Twist and Shout. Também foi usado nas primeiras gravações no Abbey Road.