O advogado João Paulo Sales Delmondes, que representa a família de Ana Clara Benevides, afirmou que eles pretendem entrar com uma ação judicial para reparação de danos. A jovem de 23 anos morreu durante o show de Taylor Swift no Rio de Janeiro, em 17 de novembro.
O laudo da necropsia de Ana Clara apontou que ela teve uma morte súbita por exaustão térmica decorrente do calor extremo a que foi exposta no evento. Ao g1, Delmondes afirmou que o documento comprova que os organizadores erraram na condução da apresentação.
— O laudo acaba confirmando a falha da organização do evento, sobretudo, a sua omissão com todos os fãs, dificultando o acesso a água e a pontos de hidratação. Isso fez com que a Ana ficasse exposta ao calor extremo e, fatalmente, combinasse com a sua morte — analisou.
O advogado seguiu comentando as providências que os familiares da jovem devem tomar no futuro.
— Em razão disso, a família da Ana Clara pretende aguardar a conclusão das investigações no âmbito do inquérito, para verificar qual será o desdobramento com a punição dos responsáveis na esfera criminal e mover as ações judiciais necessárias, objetivando uma reparação de um dano — explicou Delmondes.
Na época do show, a cidade registrou temperatura acima de 40ºC. A Time For Fun (T4F), produtora do show, foi criticada por impedir que os fãs entrassem no estádio com garrafas d'água. A polícia deve intimar representantes da empresa para depor sobre o caso.
Em nota enviada ao g1, a T4F afirmou que "seguiu todas as melhores práticas de organização de eventos" e que "distribuiu milhares de copos de água", reiterando que em "mais de 40 anos de atuação, a empresa nunca havia registrado um episódio trágico como o ocorrido no Engenhão, decorrente de fator climático" (leia na íntegra abaixo).
Ainda de acordo com as autoridades, o laudo da perícia comprova que a universitária não ingeriu bebida alcóolica, não consumiu substâncias tóxicas e não tinha doenças preexistentes antes do óbito.
Nota da T4F
A T4F seguiu todas as melhores práticas de organização de eventos, incluindo todas as exigências das autoridades, distribuiu milhares de copos de água e permitiu a entrada com copos de água descartáveis sem qualquer limitação de quantidade no dia do show. A empresa reitera, como tem feito desde o ocorrido, que lamenta profundamente a perda de Ana Clara. Ela foi prontamente atendida por socorristas e encaminhada em ambulância UTI, acompanhada por médicos até o hospital para que pudesse receber atendimento. A empresa segue prestando todas as informações solicitadas pelos órgãos públicos e colabora com as autoridades na investigação em curso. Em mais de 40 anos de atuação, a empresa nunca havia registrado um episódio trágico como o ocorrido no Engenhão, decorrente de fator climático.