A mesa está posta. O anfitrião é Antonio Villeroy, que sobe ao palco do Theatro São Pedro nesta quinta-feira (14), às 20h, para servir ao público porto-alegrense o repertório de seu último disco: Banquete, lançado em maio nas plataformas digitais.
Inspirado na obra clássica O Banquete — na qual Platão transpõe divagações surgidas entre amigos em jantares regados a álcool —, o álbum promove reflexões sobre o amor oriundas, igualmente, do encontro de Villeroy com seus companheiros e companheiras de jornada. São 13 canções (a maioria duetos) que envolvem, no conjunto da obra, 62 músicos que são também amigos pessoais do artista.
Villeroy deve imprimir o clima do disco ao show desta quinta. Ele subirá ao palco do Theatro São Pedro acompanhado de banda formada por Edu Neves (sax e flauta), Gastão Villeroy (baixo), Marquinhos Fê (bateria), Michel Dorfman (teclado), Paulinho Fagundes (violão e guitarras) e Tuti Rodrigues (percussão), músicos que atuaram na produção do álbum. O artista também fará duetos com Colombo Cruz, Gelson Oliveira, Marisa Rotenberg e Paula Finn, que cantam em Banquete, além de Bruno Coelho e Paola Kirst.
— Estarei cercado por quem me ajudou a colocar na panela as iguarias que foram servidas no Banquete — brinca o artista.
Morando em Portugal desde o ano passado, Villeroy vai aproveitar a ocasião também para matar a saudade dos amigos, diretamente do local favorito de todos eles: o palco.
— São pessoas com as quais tenho identificação pessoal e artística — diz ele. — Já dividi o palco com gente muito diferente de mim, que eu conhecia pouco ou nem conhecia, e a arte sempre nos aproximou. Acho que a arte tem esse poder de aflorar afinidades. Quando isso ocorre com pessoas que já são próximas, amigos pessoais, então, as emoções se multiplicam.
E a noite promete ser mesmo emocionante. Durante o show, o anfitrião vai homenagear quatro amigos artistas que faleceram recentemente: Bebeto Alves, que Villeroy descreve como seu "maior parceiro artístico"; Luiz Carlos Borges, amigo com o qual dividia churrascos de domingo em família; Jerônimo Jardim, que ele tem como o responsável por fazê-lo persistir na música; e João Donato, pianista acreano com quem Villeroy construiu uma longa amizade.
Cada um receberá a dedicatória de uma canção no repertório escolhido para o show — que incluirá, além das faixas de Banquete e das músicas destinadas às homenagens, alguns dos maiores sucessos de Villeroy. O artista diz que o gesto é uma forma de demonstrar como os amigos seguem existindo nele.
— São quatro artistas que deixaram um buraco no meu coração, mas também um calor enorme em relação a tudo o que produziram, tudo o que foram e ao afeto que trocamos durante a vida. Será uma maneira de retribuir esse carinho e valorizar a riqueza artística que cada um deles imprimiu no mundo e em mim — explica.
Repercussão
Antonio Villeroy já levou o show de Banquete para outras cidades brasileiras e para diferentes países da Europa (mas sem as participações que o público de Porto Alegre poderá conferir com privilégio). O músico celebra a boa recepção que o disco está tendo junto ao público do Velho Continente e o fato de suas canções estarem tocando nas rádios europeias.
— O disco está tocando em emissoras da Áustria, da Holanda, da Alemanha, da França... Sem falar de Portugal. Em Portugal, há músicas que tocam até nas academias, animando o pessoal durante a malhação (risos). Estou bastante satisfeito com esse resultado — conta.
Para 2024, o músico já tem apresentações confirmadas em países como Áustria, Espanha, Itália, Islândia, República Tcheca e Suíça. Além de Portugal, é claro, onde Villeroy fará também seu último show de 2023, no dia 28.
Apesar de desbravar os palcos do mundo, ele diz que nada se compara ao Theatro São Pedro, que já adotou como sua morada artística.
— De todos os lugares do mundo, o palco do São Pedro é onde eu me sinto melhor. Acho até que é o palco em que eu mais subi. A primeira vez foi em 1984, logo quando ele reabriu. Depois disso, perdi as contas de quantas foram as apresentações, todas elas especiais. É um teatro que tem uma aura, uma magia — diz Villeroy.
"Banquete", com Antonio Villeroy e convidados
- Nesta quinta-feira (14), às 20h, no Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/nº), em Porto Alegre.
- Ingressos a partir de R$ 50, disponíveis no site do teatro.
- Sócios do Clube do Assinante e acompanhante têm 50% de desconto.