Caetano Veloso está processando o artista plástico Marco Angeli. O cantor pede indenização de R$ 10 mil por danos morais, de acordo com informações do jornal O Globo.
A ação foi movida por conta de uma publicação do artista no Instagram compartilhada no mês passado. No post, o cantor aparece em uma imagem manipulada segurando um cartaz com os dizeres: "Je suis um merde" ("Eu sou um merd*", em tradução livre do francês).
Segundo o portal Splash, a juíza Admara Falante Schneider decidiu na terça-feira (21) que Marco deveria remover a postagem em até 24 horas, sob pena de multa no valor de R$ 20 mil.
"Trata de mensagem ofensiva, veiculada em sítio público (...) No caso em tela não se trata de arte ou charge, mas de xingamento, o que se mostra ofensivo à dignidade do autor", afirmou a juíza.
Para o jornal Folha de S. Paulo, Angeli disse que ainda não recebeu a notificação. De acordo com ele, o processo tramita no Rio, mas seus advogados ainda não tiveram acesso.
Leia o posicionamento de Marco Angeli na íntegra:
"O material em questão é muito antigo, de outro contexto e de pouca relevância. É um jogo de palavras com uma frase conhecida de 20215, 'Je Suis Charlie Hebdo' de 7 de janeio. Não houve a intenção de ser ofensivo, se referindo a um posicionamento ideológico e não pessoal.
Entretanto, como artista que sou, reconheço e defendo o direito do cantor de se sentir ofendido, especialmente nesses últimos anos onde o ódio tem sido tão propagado nas redes.
Assim, mesmo não tendo sido notificado formalmente do processo - fui avisado hoje por vocês da imprensa - e considerando o contexto atual, não vejo problema algum em remover o material das redes, o que já estou providenciando. Lamento, certamente, este contexto em que vivemos, onde a crítica ou o humor acabam sendo interpretados como ofensa pessoal.
Mas reitero que defendo o direito de qualquer cidadão de reagir ao se sentir ofendido. É um critério individual e pessoal"