Uma informação repercutiu nas redes sociais nesta semana quando vários internautas descobriram que outros três cantores já ocuparam a posição de Fernando Zor na dupla sertaneja Fernando & Sorocaba. E mais: nenhum dos três realmente chamava-se Fernando. Na verdade, quem tem o nome Fernando na certidão de nascimento é o artista que conhecemos como Sorocaba.
Calma, vamos explicar.
Conforme informações apuradas pelo O Globo e o Splash, a dupla sertaneja foi criada em 2005 pelos músicos Humberto Santiago e Fernando Fakri (o Sorocaba, cujo nome artístico é relacionado com a sua cidade de origem). Inicialmente, o grupo seria chamado Fernando & Santiago, mas os artistas teriam optado por se diferenciar de outros sertanejos. A marca da dupla acabou se consolidando com o verdadeiro nome e o apelido de Fakri (Sorocaba).
Com a saída de Humberto, o músico Everson Félix passou a ocupar a posição no conjunto. Em seguida, foi a vez de Marcelo Sá, até a substituição por Fernando Zor, em 2007. Ao longo das trocas, portanto, o nome da dupla sertaneja Fernando & Sorocaba sempre se manteve o mesmo.
Mais exemplos
A adoção de um nome artístico é uma prática comum entre os sertanejos. Entre os exemplos, estão Chitãozinho e Xororó, dupla formada pelos irmãos José Lima Sobrinho e Durval de Lima. Inicialmente apresentados como "Irmãos Lima", os dois realizaram a mudança inspirados na música homônima Chitãozinho e Xororó, de Serrinha e Athos Campos, lançada em 1939. A história dos músicos, inclusive, foi retratada na série As Aventuras de José & Durval, disponível no Globoplay.
Já a dupla Leandro & Leonardo foi formada pelos irmãos Luís José da Costa e Emival Eterno da Costa, respectivamente. Os nomes artísticos surgiram inspirados nos nomes dos filhos gêmeos de um colega de trabalho de Luís José, o Leandro.
Outra dupla de irmãos que utilizam nomes diferentes dos escolhidos no nascimento é a formada por Ricelly Henrique Tavares Reis e Edson Alves dos Reis Junior, conhecidos popularmente como Henrique & Juliano.
Por fim, Bruno & Marrone é uma dupla formada pelos cantores Vinícius Félix de Miranda, conhecido como Bruno, e José Roberto Ferreira, o Marrone.