O cantor MC Marcinho segue em estado estável, conforme informou sua assessoria de imprensa à revista Quem na manhã desta quarta-feira (12). Ele está internado na instituição desde o dia 27 de junho e foi entubado após sofrer uma parada cardiorrespiratória.
Em um boletim médico divulgado ainda na terça (11), o Hospital Copa D'Or, no Rio de Janeiro, relatou que o artista está sendo submetido a uma terapia conhecida como ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea), que é utilizada quando o pulmão de um paciente se torna incapaz de absorver o oxigênio. Dessa forma, a oxigenação é feita fora do corpo, com o suporte de um equipamento que age como um pulmão artificial. Tal tratamento foi utilizado em pacientes infectados pela covid-19 e que desenvolveram quadros grave, como o ator Paulo Gustavo, morto em 2021.
Assinado pela médica Jacqueline Miranda e pelo diretor da unidade médica Marcelo London, o boletim destaca que o estado de saúde do cantor é grave, mas se mantém estável:
“O paciente Marcio André Nepomuceno Garcia, internado no Hospital Copa D’Or desde o dia 27/06/23, é portador de cardiopatia e doença renal crônica e apresentou no dia de ontem (10/07/23) parada cardiorrespiratória, com necessidade de suporte cardíaco por oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO). Nesse momento, encontra-se sedado, em ventilação mecânica e hemodiálise. Seu estado é grave, mas estável".
A atual internação do MC ocorre em decorrência de complicações que surgiram após ele passar por uma cirurgia de troca de um marca-passo que utilizava desde 2021. Em março, o artista precisou substituir o aparelho às pressas.
Segunda a assessora do músico, em conversa com a revista Quem, nas semanas anteriores à internação o cantor já enfrentava dificuldades para fazer shows.