"Também quero viajar nesse balão". O verso, que faz parte da canção Superfantástico, da Turma do Balão Mágico, lançada em 1983, retratava bem como eram aqueles anos no Brasil: todo mundo queria fazer parte do grupo infantil que era um fenômeno, seja na venda de discos, na televisão ou nos shows lotados que fazia.
Desta forma, o Balão Mágico começou a enfileirar participações especiais em suas músicas. A própria Superfantástico, por exemplo, conta com ninguém menos que Djavan cantando com a garotada. E este foi apenas um dos convidados para cantar com o grupo.
Agora, 41 anos depois da estreia do conjunto, que tinha como integrantes Simony, Tob, Mike e – mais tarde, Jairzinho —, uma minissérie documental está sendo lançada pelo Star+ nesta quarta-feira (12), recontando a história dos artistas.
Por isso, GZH preparou uma lista com grandes parcerias musicais feitas pela Turma do Balão Mágico com artistas de renome. Confira abaixo:
Baile dos Passarinhos (1982), com Jane Duboc
A música que abre o primeiro disco da Turma do Balão Mágico é um clássico e, por isso, não poderia ficar de fora da lista. O grupo infantil fez parceria com Jane Duboc, que fazia muito sucesso na década de 1980 e, juntos, eles ainda fizeram um colorido clipe com todos vestidos de pássaros.
Superfantástico (1983), com Djavan
Inicialmente pensada para ter Roberto Carlos como participante, inclusive referenciando o artista, a faixa inicial do segundo disco do Balão Mágico acabou sendo modificada e contando com outro grande nome da música nacional: Djavan, que também participou do clipe, voando de balão com o trio principal. A música se transformou em um hit atemporal e, ainda hoje, toca em festas infantis e até em baladas com temática dos anos 1980. O álbum do grupo vendeu mais de 1,1 milhão de cópias no Brasil naquele ano e, com produção de Edgard Poças, trazia versões de músicas infantis gringas, adaptadas para o mercado nacional.
Juntos (1983), com Baby do Brasil
A faixa havia sido pensada para ser o destaque do segundo disco da Turma do Balão Mágico, porém, perdeu o posto para Superfantástico. Mesmo assim, a canção foi sucesso, contando com participação de Baby do Brasil — ou Baby Consuelo na época —, além de um clipe em que a artista era professora em uma escola.
É Tão Lindo (1984), com Roberto Carlos
É a faixa que abre o terceiro álbum do grupo e conta com a tão esperada participação de Roberto Carlos, que canta ao lado de Simony. O artista ainda participa do clipe, que mistura live-action com animação e traz uma mensagem de aceitação importante. O terceiro disco do Balão Mágico vendeu mais de 1,5 milhão de cópias em seu primeiro ano nas lojas.
Amigos do Peito (1984), com Fábio Jr.
Presente no terceiro álbum da turminha, Amigos do Peito se tornou um dos grandes clássicos do Balão Mágico e o clipe era a abertura do programa de televisão do grupo. Com a participação de Fábio Jr., o então quarteto andava de carro e cantava com o artista.
Mãe, Me Dá Um Dinheirinho (1984), com Baby do Brasil e Pepeu Gomes
Baby do Brasil voltou para uma nova participação com a turminha do Balão Mágico e, desta vez, ela teve companhia de Pepeu Gomes, seu marido na época. A faixa, que faz parte do terceiro disco do grupo, ganhou duas versões do clipe e fala sobre namoro, deixando de lado o foco escolar que teve o segundo álbum.
Barato Bom é da Barata (1985), com Erasmo Carlos
A música de abertura do quarto álbum da turminha trouxe Erasmo Carlos, em uma participação em uma faixa divertida. O disco, porém, foi o primeiro sem Tob, que foi dispensado do grupo por ter atingido a puberdade e crescido mais que seus colegas. Em seu lugar, entrou o novo integrante Ricardinho. O LP ainda foi um sucesso, com mais de um milhão de cópias vendidas.
Garota e Garoto (1985), com Moraes Moreira
Também presente no quarto álbum, a canção teve como convidado Moraes Moreira. A música teve como tema um flerte entre um menino e uma menina, novamente colocando ênfase em um romance.