Uma das sensações da música pop brasileira em 2022, a cantora drag queen Gloria Groove volta a Porto Alegre neste sábado (1º). Ela sobe ao palco do Auditório Araújo Vianna (Av. Osvaldo Aranha, 685) às 21h30min. Os ingressos custam a partir de R$ 150 (inteiro) ou R$ 80 (solidário, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível), à venda no site da Sympla., Sócios do Clube do Assinante e acompanhante têm 50% de desconto sobre o valor inteiro.
Gloria volta à capital gaúcha com show da turnê Lady Leste, com o qual ela desembarcou por aqui em abril do ano passado. O foco da apresentação é o disco lançado ano passado, que promoveu um boom na carreira de Gloria.
Combinando elementos do rap e do R&B ao pop, ela começou a se projetar a partir de 2016, com singles como Dona, Império e Gloriosa, que marcariam presença em seu disco de estreia, O Proceder (2017). Mas o estouro mesmo veio com Lady Leste: todas as 13 faixas chegaram no top 100 de músicas mais ouvidas do Spotify no Brasil, tornando-se também o disco de estreia mais escutado de seu final de semana de estreia no mundo todo. Entre os hits do álbum estão Bonekinha, A Queda, Leilão e Vermelho, que devem entrar no repertório do show deste sábado.
Em junho de 2022, Gloria recebeu disco de platina triplo após Lady Leste atingir 500 milhões de execuções nas plataformas digitais. Com o álbum, a cantora também rodou o mundo: realizou sua primeira turnê europeia, encheu casas pelo Brasil e se apresentou em grandes festivais — sendo, inclusive, a primeira drag queen a fazer um show solo no Rock in Rio. Além da música, Gloria estreou em 2022 como apresentadora do programa Música Boa ao Vivo, do Multishow.
Neste ano, participou da regravação do sucesso romântico Te Amo Cada Vez Mais, com Daniel. Aliás, a cantora costuma colaborar com artistas de diferentes estilos, como Ludmilla, Baco Exu do Blues, Thiaguinho e MC Rogerinho.
Para o verão do ano que vem, Gloria deve lançar o projeto Futuro Fluxo (originalmente previsto para 2023), que será um álbum mais focado em funk.
Em entrevista a GZH, Gloria falou sobre o show deste sábado e sobre o seu atual momento da carreira.
Você volta a Porto Alegre com show da turnê Lady Leste, o qual você já apresentou aqui em abril do ano passado. De que maneira esse espetáculo evoluiu de lá para cá?
O show mostra agora o resultado de toda a minha maturação musical nos últimos três anos. É o resultado de muito trabalho e muito esforço. Desta vez, volto cheia de saudade e muita história pra contar!
Como tem sido para você se apresentar em Porto Alegre? O que gosta de lembrar daqui?
Amo estar em Porto Alegre. Lembro com muito carinho das primeiras vezes em que estive na cidade, como quando cantei no icônico Opinião.
Quais foram até aqui suas principais conquistas com a Era Lady Leste? Sente que se tornou uma artista maior após esse trabalho?
O fato de ter realizado todos estes fonogramas e visuais é por si só a realização artística de toda uma vida. As oportunidades que vieram a partir disso foram muitos sonhos que eu tive a sorte de viver.
Recentemente, você participou da regravação de Te Amo Cada Vez Mais, com Daniel. Como surgiu o convite e como foi essa experiência?
Daniel me convidou para esse projeto que já era magnífico, o Duas Vozes. Me senti muito honrada com o convite e principalmente com a escolha da música, que foi uma das maiores da carreira dele e também a canção que marca a despedida do João Paulo. Me emocionei diversas vezes durante este processo com ele e o maestro Bruno Câmara.
Você anunciou em abril o adiamento do projeto Futuro Fluxo para o próximo verão. Quais motivos levaram a essa decisão? O que você já pode antecipar sobre esse trabalho?
Percebi que nem eu e nem o mercado estávamos no momento mais propício para trabalhar uma era musical de tamanha complexidade. Atualmente tenho trabalhado com calma e carinho o FF e não vejo a hora de dividir com vocês todas as aventuras.
Você irá se apresentar no The Town em setembro e tem o Futuro Fluxo nos planos, entre outros trabalhos. Quais são seus próximos passos? Ainda há mais estrada para a Era Lady Leste?
O The Town vai ser um grande marco na minha carreira e também um jeito de mostrar mais uma vez um amadurecimento artístico. Espero que depois disso possamos estar juntos nas demais novidades de 2023!