Prolongando o Dia dos Namorados, Anavitória promove um show objetivamente romântico nesta terça-feira (13), em Porto Alegre. Elas sobem ao palco do Auditório Araújo Vianna, a partir das 21h. As duas voltam ao Estado com a Turnê dos Namorados, que percorre oito capitais brasileiras levando uma apresentação mais intimista e calorosa, para o público ver agarradinho.
Com somente as duas no palco e seus instrumentos, o setlist foca as faixas mais românticas da dupla, trazendo hits como Trevo (Tu), Pupila, Fica e Ai, Amor. Também estão previstas algumas brincadeiras para interagirem com a plateia, como a câmera do beijo. De qualquer maneira, a premissa é de um espetáculo para os casais presentes se amarem (“Ó, nossa música”), como se estivessem se marcando em um vídeo de bichinho nas redes sociais.
— O grude já é uma coisa presente nos nossos shows, em geral (risos) — brinca Ana. — Mas isso fica ainda mais forte nessa turnê. Muitos e muitos casais de chamego para cá e beijoca para lá. Ficamos no palco iguais bestas assistindo aos apaixonados cantando uns para os outros.
Só que a noite também é dos solteiros. Ou quase isso. Apesar do show ter uma temática mais "namoradeira" pelo clima e pelo mês, Ana ressalta que o show recebe “família, gente solteira, gente flertando, gente sofrendo, grupão dos amigos”, enfim, o público tende a ser diverso.
Sotaques e novas percepções
Após a Turnê dos Namorados, Anavitória passa a se preparar para apresentações no Exterior. A partir de setembro, as duas irão excursionar pela Europa — Portugal, Itália, França, Bélgica e Inglaterra — e Estados Unidos. Vitória descreve que o sentimento das duas é de animação com essa série de apresentações internacionais. Para a cantora, é incrível pensar na possibilidade de que as canções têm de passear por aí.
— Fazer nosso show fora é um pouco disso — reflete Vitória. — Também ser casa para quem está longe dela, encontrar curiosos de outras fronteiras, conhecer outras culturas. Tudo isso junto com correria, muitas línguas, sotaques e novas percepções.
Ao longo deste ano, a dupla percorreu o Brasil com a turnê Voz, Violão e O Que Der na Telha. Foi em uma das apresentações dessa série de shows, aliás, que as duas foram introduzidas ao Parabéns Crioulo (canção também conhecida como “Parabéns Gaudério/Gaúcho"), em um choque de novas percepções. O momento viralizou nas redes.
Durante apresentação em Caxias do Sul, no último dia 21 de maio, elas propuseram homenagear dois aniversariantes presentes na plateia. Em vez dos fãs cantarem o clássico “parabéns pra você”, eles entoaram o “Parabéns, parabéns/ Saúde e felicidade/ Que tu colhas sempre todo dia/ Paz e alegria na lavoura da amizade”, deixando a dupla sem entender o que acontecia. Depois, Vitória comentou arrancando risadas do público:
— Ai, eu amei a “lavoura da amizade”! Que é um serviço mesmo… Óia, é uma luta.
Além desses shows e aprendizados, as duas estrearam este ano no Lollapalooza Brasil, em São Paulo, além de realizarem uma elogiada apresentação na Virada Cultural, na capital paulista, no final de maio. Conforme Ana, hoje elas vivem um momento de compreensão sobre o furacão dos últimos anos e as nossas vontades pros anos que virão.
— Sabemos melhor das nossas margens e das nossas prioridades — garante a cantora. — Entendemos melhor nosso tempo, nosso ritmo, nossa voz, nosso som. Estou animada pra saber o que vamos inventar a partir dessa etapa.
Nova era
O último disco de estúdio de Anavitória foi lançado em 2021, intitulado Cor. Ano passado, elas soltaram o EP Trilhas. Com um ritmo muito intenso de shows desde o fim da pandemia, elas ainda não começaram a trabalhar em um novo projeto de álbum. Ana sublinha que as duas já têm muitas ideias e muitos planos:
— Mais para o final do ano vamos sossegar de estrada e descansar. Então, mergulhar nessa história, que ainda vamos descobrir qual é!
Enquanto isso, não se pode descartar futuras parcerias de Anavitória com outros grupos e artistas, quando a estrada permitir. As duas acumulam colaborações com nomes das mais variadas vertentes musicais, do pop rock ao sertanejo — como Lagum, Jorge e Mateus, Sandy, Jorge Drexler, entre outros. E há mais gente interessada em dividir os vocais com a dupla.
Em entrevista ao podcast Quem Pode, Pod!, no mês passado, Anitta revelou que tem o sonho de trabalhar com Anavitória. Entre as futuras parcerias, Vitória destaca que essa poderia ser uma.
— Temos vontade de fazer um monte de coisa, mas também temos respeito pelo tempo, pelas relações e também pela música e o que ela quer da gente — salienta Vitória. — Todas nossas parcerias surgiram aliadas num tempo-contexto, sempre algo que nos chamasse pra isso. Estamos num momento de entregas de muitos shows, daqui a pouco as coisas se aquietam. Só a partir daí, teremos rumo e pensamento para as borbulhas que já saltam entre nós.
Em atividade oficialmente desde 2015, as duas começaram a cantar juntas dois anos antes, enquanto eram universitárias produzindo vídeos nos quais interpretavam canções de seus artistas favoritos. Em quase uma década de trajetória e quatro discos de estúdio, Ana percebe bastante amadurecimento das duas. E não descarta que ainda podem evoluir mais.
— Quando começamos, não sabíamos absolutamente nada sobre o fazer musical. Não tínhamos experiência alguma com estúdios de gravação, programas de TV, shows, produções e etc. E, claro, vamos aprender para o resto da vida sobre esse universo doido, mas sinto que demos bons passos — conclui Ana.
Anavitória — Turnê dos Namorados
- Terça-feira (13), a partir das 21h, no Auditório Araújo Vianna (Avenida Osvaldo Aranha, 685)
- Abertura da casa: 19h30min
- Classificação: livre
- Ingressos: a partir de R$ 105 (inteira solidária, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível). Desconto de 50% para sócio do Clube do Assinante RBS.
- Pontos de venda sem taxa de conveniência: Loja Planeta Surf Bourbon Wallig (Av. Assis Brasil, 2.611 – Loja 249), das 10h às 22h, somente em dinheiro (recomenda-se levar valores trocados); e bilheteria do Araújo Vianna (à vista em dinheiro e no cartão), aberta somente no dia do evento duas horas antes do show.
- Ponto de venda online: pelo site da Sympla.