Está disponível no YouTube o curta-metragem que resume a segunda temporada da websérie Vozes Negras Importam, que tem como proposta valorizar e evidenciar a presença de personalidades negras no Rio Grande do Sul. O projeto documental, que mostra a história de vida e a trajetória artística de cantores e cantoras do Estado, tem direção de Tiago Trindade e produção de Paulo Dionísio.
A primeira temporada foi lançada em 2022, e neste ano o projeto chegou a sua segunda etapa. Pelo YouTube, no canal Vozes Negras Importam, é possível conferir todos os episódios das duas fases.
Os curtas lançados ao final de cada temporada oferecem uma visão geral do conteúdo abordado ao longo dos capítulos. O projeto já foi divulgado inclusive na Casa de la Cultura Afrouruguaya, em Montevidéu.
– Essa conexão é importantíssima geograficamente, pela proximidade do país com o nosso Estado, e culturalmente, pela história que os dois territórios compartilham – comentou o diretor no material de divulgação, ressaltando o papel da série para demarcar a importante presença dessas vozes na cena musical da região.
Em cada um de seus episódios, a série entrevista uma personalidade negra do Estado. Entre veteranos e artistas da nova geração, 20 músicos fizeram parte das duas temporadas. Na primeira fase, participaram Paulo Dionísio, Marietti Fialho, Geda, Serginho Moah, Glau Barros, Jorge Foques, Valéria Barcellos, Rafuagi, Pâmela Amaro, Luana Fernandes, Cristal e o duo 50 Tons de Pretas. Já a segunda fase destaca a trajetória de Dona Conceição, Negra Jaque, Loma, Andréa Cavalheiro, Cachola, Gelson Oliveira, Nina Fola e Dessa Ferreira.