Mesmo quase 20 anos após o lançamento, O Diabo Veste Prada (2006) segue popular. Tanto é que, cada vez que o filme é exibido na televisão, o Twitter volta a debater quem é o verdadeiro vilão da comédia protagonizada por Anne Hathaway, que vive a querida Andy Sachs.
Enquanto o roteiro vende a ideia de que a editora da revista de moda em que a mocinha consegue trabalho, Miranda Priestly (Meryl Streep), é a antagonista da história, os internautas defendem que é o namorado de Andy, Nate (Adrian Grenier), o verdadeiro vilão.
Apesar de a piada ser divertida, vale ressaltar que Miranda é uma chefe abusiva e tóxica com os funcionários — que tinham medo dela, inclusive. Nate também tem seus problemas, claro, como minimizar a importância do trabalho de Andy, mas a personagem da Meryl é detestável. A mocinha ficou melhor longe dos dois.
Pensando nesta discussão levantada pelo atemporal O Diabo Veste Prada, GZH separou outros "vilões reais" para filmes e séries que tinham malvadões estabelecidos — mas que não eram tão maus assim.
Os verdadeiros vilões
Tom e Jerry (1940-atualmente)
- Vilão: Tom
- Verdadeiro vilão: Jerry
Sim, precisamos falar sobre o Jerry. Na clássica animação Tom e Jerry, o ratinho sempre foi retratado como mocinho — mas ele estava longe disso. Na verdade, o bichinho não prestava. Por diversas vezes, ele simplesmente decidia que iria arruinar com a vida de Tom, que só caçava o rato por obrigação — e, muitas vezes, ele nem fazia questão. Para o bichano, se cada um ficasse em seu canto, seria perfeito. Mas não, Jerry tinha sempre que perturbar a vida do gato. E era um adepto de ameaças e atitudes exageradas, mesmo quando ele começava a briga. Força, Tom!
Breaking Bad (2008-2013)
- Vilão: Heisenberg
- Verdadeiro vilão: sistema de saúde dos Estados Unidos
Durante a prestigiada série Breaking Bad, Walter White (Bryan Cranston) foi de pai de família suburbano a rei do crime do Novo México, adotando a persona de Heisenberg. Além de produzir drogas e corromper um jovem que foi seu aluno — Jesse Pinkman (Aaron Paul) —, o protagonista da série ainda desestabiliza a família com as suas atitudes cada vez mais problemáticas. White decide entrar para a vida de traficante de drogas após ser diagnosticado com um câncer e não ter dinheiro para o tratamento — e nem para deixar a família bem amparada, caso ele morra. Se os Estados Unidos tivessem um sistema de saúde gratuito, que oferecesse tratamento para câncer, provavelmente White não teria se corrompido pelo crime.
Pantera Negra (2018)
- Vilão: Killmonger
- Verdadeiro vilão: monarquia
A história de Erik Killmonger (Michael B. Jordan) é trágica. O antagonista de Pantera Negra (2018) é filho de N'Jobu (Sterling K. Brown), um dos Cães de Guerra de Wakanda que foi morto pelo próprio irmão, o rei T'Chaka (John Kani), após seu desvio de vibranium ser descoberto — ele tinha como objetivo a libertação das pessoas negras contra a supremacia branca. Erik, que não tinha nada a ver com a história, é deixado para trás pelo próprio tio e passa a viver em uma região pobre de Oakland, longe de sua verdadeira família — e, claro, da realeza a qual pertence. A trama do filme da Marvel, então, coloca Killmonger como vilão, ao desafiar o herdeiro T'Challa (Chadwick Boseman) para duelar em busca de seu espaço na linhagem de Wakanda. Quando o personagem de Jordan conquista o poder, ele pretendia ajudar pessoas negras de todo o mundo, compartilhando as riquezas de Wakanda. Um dos personagens mais bem construídos do MCU merecia um desfecho de redenção, mas as suas atitudes refletiram para mudanças no isolamento de Wakanda e seu legado foi mais significativo para o povo negro como um todo do que o de seus antepassados. Killmonger abalou as bases da monarquia.
Esqueceram de Mim (1990)
- Vilões: os bandidos
- Verdadeiros vilões: os pais de Kevin McCallister
Os vilões de Esqueceram de Mim (1990) são os bandidos que querem invadir e roubar a casa de Kevin McCallister (Macaulay Culkin), certo? Há controvérsias. Por mais que os ladrões estejam errados — afinal, roubar é errado, né? —, os pais de Kevin são os verdadeiros culpados por tudo de errado que acontece no filme. Eles simplesmente embarcaram para viajar e deixaram uma criança de oito anos para trás. Sozinha. Os bandidos até podem ser ruins, mas a família de Kevin é muito pior.
Karatê Kid (1984)
- Vilão: Johnny Lawrence
- Verdadeiro vilão: Daniel LaRusso
A dúvida foi colocada na cabeça dos fãs por Barney Stinson (Neil Patrick Harris), em How I Met Your Mother (2005-2014), que defendia Johnny Lawrence (William Zabka) como o verdadeiro protagonista de Karatê Kid e que tem a sua vida destruída com a chegada de Daniel LaRusso (Ralph Macchio) à cidade. Segundo o personagem da sitcom, o novato, além de ser um valentão, ainda rouba a namorada do "mocinho" e, sabendo pouco de caratê, acaba derrotando Johnny com um chute ilegal. A visão de Barney ganhou força com a estreia da série Cobra Kai (2018-atualmente), mostrando mais das personalidades dos rivais e como a derrota no torneio abalou a vida de Johnny, que segue tentando ser uma pessoa melhor.
Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo (2022)
- Vilã: Jobu Tupaki
- Verdadeira vilã: Evelyn Wang
O grande vencedor do Oscar, Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo é um passeio psicodélico pelo multiverso. Na trama, Evelyn Wang (Michelle Yeoh) vive uma vida frustrante, infeliz no casamento com Waymond (Ke Huy Quan) e com problemas para compreender a filha Joy (Stephanie Hsu) — inclusive, sem apoiar o namoro dela com outra mulher. Ao ser contatada por seu marido de outra realidade, ela precisa salvar o multiverso da terrível Jobu Tupaki, que quer exterminar tudo. Porém, ela descobre que a "malvadona" da história é, na verdade, a sua filha. Ao final, percebe-se que a jovem vive uma vida de tristezas e sente um vazio imenso, deixado pela ausência de apoio de sua mãe. Quando Waymond entrega um novo ponto de vista para Evelyn, fazendo-a enxergar o otimismo e a gentiliza, a protagonista entende o seu papel e, com isso, consegue salvar a todos — incluindo as suas relações familiares. Portanto, os ressentimentos e mágoas que Evelyn foi guardando ao decorrer de sua vida foram contaminando as pessoas ao seu redor e, com isso, ela quase causou o fim do multiverso.