O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, respondeu a um tuíte em que fãs pediam uma estátua de Gal Costa na orla da Praia de Ipanema dizendo: "Assim será!"
"Amigos, marquemos @eduardopaes pra erguer uma justa homenagem à maior cantora do mundo. O povo carioca clama por uma estátua de Gal no calçadão em Ipanema", diz a mensagem postada no perfil @fataltodovapor na segunda-feira (14). Cerca de oito horas depois, Paes publicou sua resposta.
Uma das maiores vozes brasileiras, Gal Costa morreu na quarta-feira passada (9), aos 77 anos. Desde então, a cantora tem recebido homenagens no país todo - no domingo (13), por exemplo, Milton Nascimento dedicou o último show de sua carreira para ela.
Além da estátua, o pedaço da praia na altura da Rua Teixeira de Melo deve ser batizado oficialmente de "Dunas de Gal" pela administração municipal, conforme noticiou o colunista do jornal O Globo Ancelmo Góis. O local era ponto de encontro de artistas, intelectuais e surfistas e passou a ser chamado assim porque a artista era presença frequente por lá, nos anos 1970.
Um dos principais destinos turísticos do Brasil, o Rio de Janeiro já homenageou outras personalidades da cultura brasileira com estátuas na orla e em outros lugares da cidade. Entre elas, estão esculturas de Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Tom Jobim, Pixinguinha, Tim Maia e de Cazuza.