Referência da música sertaneja em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, a cantora Delinha morreu nesta quinta-feira (16), aos 85 anos. Delanira Pereira Gonçalves era conhecida como a "Dama do Rasqueado".
O óbito foi confirmado pelo filho da artista, João Paulo Pompeu. "Recebi a informação ainda cedo, estava trabalhando e me informaram sobre a morte da minha mãe", contou ao g1. João Paulo ainda disse que Delinha morreu dormindo, em casa. De acordo com o boletim médico, a morte foi resultado de insuficiência respiratória.
A cantora conquistou sucesso nacional ao lado do ex-marido, Délio José Pompeu, com quem formou a dupla Délio e Delinha por várias décadas. O casal se separou nos anos 1970. Entre os sucessos da dupla estão Prenda Querida, Meu Cigarro e Querendo Você. Ela tinha mais de 60 anos de carreira.
Delinha vinha tratando uma doença pulmonar crônica, que provocava crises respiratórias e falta de ar. A cantora precisou ficar internada por 11 dias no último mês. Ela recebia atendimento médico em casa e tinha o apoio de familiares e de uma cuidadora.
O corpo da artista foi velado na Câmara Municipal de Campo Grande, das 11h às 16h desta quinta, em cerimônia aberta ao público. O sepultamento foi realizado logo depois no Cemitério Jardim da Paz.