Um famoso rapper indiano, conhecido também nas comunidades que migraram ao Canadá e Reino Unido, foi assassinado a tiros no domingo (29) no Estado de Punjab, no noroeste da Índia, confirmou a polícia nesta segunda-feira (30), citando a "rivalidade entre gangues" como causa do assassinato.
Shubhdeep Singh Sidhu — conhecido pelo nome de Sidhu Moose Wala por seus 11 milhões de seguidores no YouTube — dirigia seu SUV quando foi atacado por pessoas em dois ou três veículos que dispararam cerca de 30 tiros contra ele, segundo a polícia.
— O assassinato parece ser uma rivalidade de gangues. Um gângster residente no Canadá conhecido como Goldy Brar reivindicou a autoria do atentado em nome da gangue de Lawrence Bishnoi — disse o chefe de polícia de Punjab, Viresh Kumar Bhawra.
Moose Wala, 28 anos, ficou famoso com seus vídeos de rap em que critica cantores rivais e políticos. O rapper se apresentava como um homem que lutava por justiça e pela dignidade dos moradores da região.
Em 2022, ele concorreu às eleições regionais de Punjab como candidato do principal partido de oposição, mas não obteve sucesso. Os rivais de Sidhu Moose Wala aproveitaram a ocasião para acusá-lo de glorificar as armas, o nacionalismo sij e a cultura das gangues.
Seus grandes hits, como Legend, Old Skool, Devil e Just Listen, estão entre os vídeos de música mais populares da Índia.