O Black Eyes Peas foi parar nos assuntos mais comentados do Twitter na madrugada desta quarta (11) por um motivo curioso: os usuários da rede social "descobriram" que Apl.de.ap, cantor da banda, é deficiente visual.
A informação, porém, não é nova, uma vez que desde pelo menos 2011 o filipino declara que tem nistagmo, uma doença ocular que causa oscilações involuntárias nos olhos. Os portadores desta condição, em sua maioria, acabam tendo apenas de 10% a 20% da visão.
O assunto veio à tona com vídeos do TikTok que mostram como Apl era guiado pelos colegas no palco. Outra postagem muito compartilhada traz o trecho de uma entrevista em que will.i.am fala sobre a deficiência do parceiro:
— Apl não consegue enxergar. Se eu ficar parado ali, colocar um boné diferente, me posicionar diferente, ele não vai saber que sou eu. Ele me reconhece pelas forma, voz e postura. Ele não pode dirigir, não enxerga cores. Ele não consegue ver daqui até a porta, daqui até a câmera — diz o artista. — Quando estamos no palco, nós nos certificamos de que ele nos enxergue. Se você ver o Black Eyed Peas, sou eu, Tab, e Apl está sempre atrás de nós, nos nossos ombros.
Allan Pineda Lindo tem 47 anos. Além de nistagmo, o rapper também possui miopia, o que faz com que ele seja reconhecido oficialmente nos Estados Unidos como cego.
— Consigo perceber bem as formas, (mas) se não estiver suficientemente perto, mesmo que seja uma coisa grande, não consigo lê-la — revelou o músico ao jornal The Sun, em 2018.
No Twitter, as pessoas reagiram à informação.