Estrela da música country americana, Naomi Judd, da dupla The Judds, morreu no sábado (30), aos 76 anos. A notícia foi dada por suas filhas, a cantora Wynonna Judd, que integrava o duo, e a atriz Ashley Judd.
"Hoje nós, irmãs, passamos por uma tragédia. Perdemos nossa linda mãe para a doença mental", escreveram as irmãs, em uma postagem no Instagram. "Estamos navegando em uma dor profunda e sabemos que, como a amávamos, ela era amada pelo público".
Ashley e Wynonna não deram mais detalhes sobre a causa da morte da mãe.
Naomi tinha apenas 17 anos quando deu à luz sua filha mais velha, Christina Ciminella. Mais tarde, após o divórcio dos pais, em 1972, Christina mudaria seu nome para Wynonna Judd.
Naomi e Wynonna Judd formaram a dupla no final da década de 1970, embora só tenham estourado em 1983. Ao longo de sua carreira conjunta, elas tiveram 14 canções em primeiro lugar nas paradas e ganharam vários prêmios, incluindo cinco Grammys.
Algumas das músicas mais populares da dupla incluem Love Can Build A Bridge, Mama He's Crazy e Girls' Night Out.
Na sexta-feira, o Country Music Hall of Fame anunciou em sua conta do Instagram que o The Judds seria eternizado pela instituição por ter ajudado a "levar o país de volta às suas raízes na década de 1980 com canções enxutas e melodiosas influenciadas pela música folclórica tradicional, pelo blues acústico, e por atos de harmonia familiar."
The Judds terminou oficialmente em 1991, quando Naomi foi diagnosticada com hepatite C, embora as duas cantoras tenham se reunido várias vezes para turnês e apresentações especiais. Em 2016, Naomi revelou que lutou contra depressão e ansiedade graves desde que ela e Wynonna pararam de fazer turnês, em 2011.
Naomi e Wynonna Judd deveriam se reunir no outono norte-americano para sua primeira turnê em mais de uma década.