O cantor Ed Sheeran participou nesta segunda-feira (7), em Londres, da segunda audiência sobre os direitos autorais do megahit Shape of You, que acumula 5,6 bilhões de visualizações no YouTube e mais de 3 bilhões de reproduções no Spotify.
A música foi ainda a mais vendida do mundo em 2017. No processo, o artista é acusado de plagiar partes da música Oh Why, lançada em 2015 pelos compositores Sami Chokri e Ross O'Donoghue.
A canção faz parte do álbum Solace, de Chokri, que usa o nome artístico Sami Switch. Os músicos alegam que o refrão de Shape of You, na parte "oh I, oh I, oh I, oh I", foi retirado do refrão de Oh Why, que diz: "oh why, oh why, oh why, oh".
De acordo com o site The Mirror, o advogado dos compositores declarou que Sheeran "pega emprestadas ideias e as coloca em suas músicas" e que "às vezes ele reconhece, mas às vezes não ... depende de quem você é e se ele acha que pode se safar".
Já os advogados de defesa do cantor britânico disseram ao Supremo Tribunal que o artista e os coautores creditados em Shape of You não se lembram de terem ouvido a música Oh Why antes da batalha legal e "negam veementemente as alegações de cópia".
Em maio de 2018, Sheeran e seus coautores da música, Steven McCutcheon e John McDaid, pediram ao Supremo Tribunal que declarasse que não infringiram os direitos autorais de Chokri e ODonoghue. Dois meses depois, os compositores de Oh Why iniciaram o processo legal. O julgamento sobre a disputa dos direitos autorais deve durar três semanas.