Levitating foi um sucesso nas paradas musicais, mas tem causado dores de cabeça à cantora Dua Lipa. Recentemente, a música foi alvo de um segundo processo de plágio, agora pelos compositores das músicas Wiggle and Giggle All Night, de 1979, e Don Diablo, de 1980.
L Russell Brown e Sandy Linzer alegam que a melodia de abertura do single usa materiais de suas músicas. Segundo o jornal britânico The Guardian, eles destacaram, no processo, entrevistas em que a cantora "admitiu que deliberadamente emulou eras anteriores" e "pegou inspiração" para o som de seu álbum de 2020, Future Nostalgia.
"Ao buscar inspiração nostálgica, os réus copiaram a criação dos queixosos sem atribuição", alegaram Brown e Linzer.
Eles afirmam ainda que o trecho supostamente plagiado teria sido muito usado na rede social TikTok, o que contribuiu para o sucesso que Levitating. O processo cita os nomes de Dua Lipa, de sua gravadora Warner Music Group e do rapper DaBaby, que apareceu em um remix da música.
Compare as canções:
Primeiro processo
Na semana passada, Levitating foi tema de um processo movido pela banda Artikal Sound System. Segundo o grupo, a faixa pop é "muito parecida" com Live Your Life, reggae lançado no EP Smoke and Mirrors, em 2017.
De acordo com o TMZ, os integrantes da banda afirmam que Dua Lipa teve acesso à versão inicial da canção. Eles ainda alegam que as duas músicas "são tão semelhantes (especialmente no refrão)" que é "altamente improvável que Levitating tenha sido criada de forma 'independente' à Live Your Life".