Michael Lang, cocriador do icônico festival Woodstock, de 1969, morreu neste sábado (8) em decorrência de complicações ocasionadas por um tipo raro de linfoma. O empresário de 77 anos deixa a esposa e cinco filhos.
A última aparição pública de Lang se deu em 2020, justamente na celebração do 50º aniversário de Woodstock, um dos maiores festivais de rock da história e um marco da contracultura. Considerado a mente por trás do evento, ele tinha apenas 24 anos quando idealizou e realizou o festival.
Carreira
Natural de Nova York, nos Estados Unidos, Lang ingressou na New York University, mas acabou abandonando os estudos para organizar eventos musicais. Ele esteve envolvido na realização do Miami Pop Festival, de 1969, que revelou o cantor, compositor e guitarrista Jimmy Hendrix.
Lang acabou se mudando do Brooklyn para Woodstok para trabalhar com o produtor Artie Kornfeld e os investidores Joel Rosenman e John Roberts. Os quatro organizaram o famoso festival de Woodstock, realizado de 15 a 18 de agosto de 1969. Um marco da década de 1960 e do movimento paz e amor, o evento reuniu 400 mil pessoas e contou com a presença de grandes artistas e bandas como Hendrix, Creedence Clearwater Revival, Santana, Janis Joplin, The Who, Joan Baez, Jefferson Airplane e Joe Cocker.
Em 2019, em entrevista para o Pollstar, o empresário relembrou da importância do festival para o público:
— Woodstock ofereceu um ambiente para as pessoas expressarem seu melhor. Foi provavelmente o evento mais pacífico do gênero na história. Isso devido às expectativas e ao que as pessoas queriam criar lá.
Em 2019, Michael estava planejando o Woodstok 50, em comemoração ao aniversário de 50 anos do festival. O evento seria realizado em agosto de 2019, mas acabou sendo cancelado devido a problemas de licenciamento nos locais planejados e à desistência de artistas que não aprovaram a escolha de Maryland como um dos possíveis lugares das apresentações.
Apesar do cancelamento do evento, celebrações em várias partes dos Estados Unidos e do mundo marcaram o cinquentenário do festival.