A Justiça determinou na quinta-feira (27) que o videoclipe de Un Ratito, feat de Alok com Juliette, Luis Fonsi, Lunay e Lenny Tavárez, seja novamente adicionado ao YouTube. A produção foi removida da plataforma devido à disputa envolvendo o DJ e o duo Sevenn, que o acusam de violar direitos autorais.
A decisão, estendida aos streamings Spotify, Deezer e Apple, foi proferida pela juíza Simone Monteiro, da Segunda Vara Cível da Comarca de Goiânia.
Por meio de nota, a defesa de Alok alega que o vídeo foi removido do YouTube de "forma arbitrária" e que apenas uma das partes foi ouvida. "A forma sumária como (Alok ) teve sua música Un Ratito retirada do seu canal do YouTube pela própria plataforma, sem nenhum tipo de comprovação por quem requereu a ação, foi devidamente reparada pela Justiça brasileira", diz o texto.
O caso veio a público após uma denúncia dos irmãos Kevin e Sean Brauer, que formam o Sevenn, à revista Billboard. Eles disseram que o DJ brasileiro não havia creditado o duo em 15 músicas, entre elas Un Ratito, na qual eles teriam trabalhado como "produtores fantasmas" sem, no entanto, receber os devidos créditos e pagamentos.
Embora sejam americanos, os irmãos Brauer viveram até os 20 anos na comunidade religiosa Meninos de Deus, no Rio de Janeiro, segundo a Billboard. Eles tinham pouco contato com o exterior e produziam músicas em casa.
Sean disse à Billboard que conheceu Alok em 2015 e passou a trabalhar para ele ao lado de Kevin. Agora, a dupla afirma que a parceria era "comercialmente abusiva". Entre as canções que eles teriam produzido para o DJ brasileiro, estão All I Want, Fuego e Favela, três dos maiores sucessos de Alok.
Os irmãos ainda asseguraram que são os verdadeiros autores do Brazilian bass, como é chamado o subgênero musical da house music que teria surgido a partir de Hear Me Now, hit que alçou Alok ao estrelato mundial.
Resposta de Alok
Alok negou as acusações no Instagram. Ele disse que a reportagem da Billboard é resultado de uma série de ameaças por parte do empresário Marcos Araújo. O DJ havia rescindido o contrato com a gravadora de Araújo e, segundo o artista, o fato não foi aceito pelo empresário.
Alok ainda mostrou os projetos das músicas de Fuego e All I Want e afirmou que as músicas nunca contaram com parceria do duo. O DJ também citou Un Ratito, que, conforme ele, começou a ser produzida há cinco anos com Kevin, também responsável pelos vocais da canção. Porém, Kevin não teria gostado do resultado, o que teria motivado Alok a assumir o hit.
O DJ explicou que o papel do duo Sevenn, na verdade, era "masterizar" as músicas, processo de finalização que adapta o hit às plataformas musicais.
— Eu sempre pagava pelas masters, inclusive era uma guerra no grupo (do WhatsApp) para saber quem faria — afirmou.