Em 1970, Tim Maia gravou um disco com seus maiores sucessos em espanhol, reunindo versões de faixas de seus dois primeiros LPs. Até então desconhecido, o álbum Yo Te Amo foi encontrado recentemente por Carmelo Maia, filho do artista, em meio aos arquivos do cantor e agora pode ser ouvido na íntegra no streaming.
O material, originalmente em fita, é formado por nove faixas, incluindo Azul color del mar, Cristina e Yo te amo. Carmelo segue administrando um escritório com os pertences do pai, como as camisetas que ele utilizava em shows.
— O baú do Tim é sempre um mistério — disse Carmelo, ao jornal O Globo. — Estou organizando tudo há 23 anos, desde que ele morreu, e de vez em quando encontro umas pérolas.
Segundo ele, existem gravações em espanhol de dois períodos diferentes nos arquivos do pai.
— Teve uma fase na década de 1990, da qual eu me lembro bem, mas dessa de 1970 eu não tinha a menor ideia. Hoje em dia, é muito comum brasileiros gravarem em espanhol, mas há 50 anos ninguém fazia isso. Ele era um visionário. Imagino que tenha mostrado para as gravadoras e ninguém tenha se animado a lançar — analisou Carmelo.
Outra canção que integra o álbum é Coroné Antônio Bento, que faz homenagem a Cassiano, velho amigo de Tim e autor de Primavera. Carmelo revelou que pretendia reencontrar o compositor, mas os dois deixaram para se ver após a vacinação contra a covid-19. Cassiano, contudo, morreu no dia 7 de maio, após sofrer com problemas cardíacos.
— Consegui o contato dele com um dos músicos da Vitória Régia (...) Mas Deus não quis, então fica a homenagem a ele.
As faixas do disco inédito de Tim Maia
- Yo te amo
- Fuiste Tú
- Risas
- Azul Color Del Mar
- Coroné Antônio Bento
- Cristina
- Cristina Nº 2
- Padre Cícero
- Primavera