A lenda jamaicana do reggae Bunny Wailer morreu nesta terça-feira (2) aos 73 anos. O artista, um dos fundadores do Bob Marley & The Wailers, estava internado no Andrew's Memorial Hospital em Kingston, informou a ministra da Cultura da Jamaica, Olivia Grange, em um comunicado. A causa da morte não foi informada pelas autoridades.
O empresário de Wailer, Maxine Stowe, informou ao Jamaica Observer que o músico morreu por volta das 8h e que ele estava internado desde julho de 2020. Ele ainda estava em recuperação de um segundo derrame que sofreu no ano passado.
Vencedor de três Grammys na década de 1990, o artista nasceu como Neville Livingston e teve o apelido de Bunny Wailer dado por Bob Marley. Irmãos postiços na infância, após o casamento dos pais deles, eles fizeram suas primeiras gravações nos anos 1960 com o amigo Peter Tosh, quando fundaram a banda.
O trio seguiu junto até 1973, quando Wailer decidiu deixar a banda para se dedicar à sua carreira solo Em 2017, o governo da Jamaica concedeu uma Ordem de Mérito a Wailer por sua contribuição à cultura local.
Seu último lançamento foi o disco individual foi Dub Fi Dub, de 2018. Em fevereiro de 2019, a Jamaica voltou a reconhecer o artista por sua contribuição à música local com o Reggae Gold Ward.
Bunny Wailer era casado com Jean Watt, também conhecida como Sister Jean.