Há 25 anos, o Planeta Atlântida atrai diferentes gerações para celebrar com muita música o maior festival do Sul do Brasil. Neste momento de pandemia, o evento não poderá ocorrer, mas nem por isso deixará de ser comemorado. Uma série de conteúdos para marcar a data começa a ser divulgada nesta sexta-feira (5), em GZH. Clique aqui para ler o caderno especial.
— Anualmente, milhares de planetários se deslocam de seus lares rumo ao litoral gaúcho para viver as emoções do maior festival de música do sul do país. Desta vez, ao completar 25 anos de histórias, o Planeta é que vai levar um pouco da energia e da vibração do festival para a casa dos planetários. É a nossa forma de curtir o verão junto do público, como sempre fizemos, levando nosso evento para todo o nosso Estado — destaca o diretor- executivo de Marketing do Grupo RBS, Marcelo Leite.
E as dimensões no Planeta explicam como, a cada ano, o evento se renova e traz para seus dois dias de festa astros da música nacional e internacional. O evento é responsável pela geração de empregos e de R$ 119,7 milhões para a economia gaúcha, segundo Estudo de Impacto Multidimensional do Planeta Atlântida, realizado pela PUCRS – resultando em momentos inesquecíveis para cerca de 80 mil pessoas a cada edição.
Anitta, IZA, Gusttavo Lima, Vitor Kley e Natiruts foram algumas das 50 atrações da edição de 2020, demonstrando a diversidade que costuma frequentar seus palcos. E desde o início foi assim. No ano de estreia, em 1996, os destaques conciliavam o funk de Fernanda Abreu, o pop rock dos Titãs, a irreverência dos Mamonas Assassinas e o gênio latino de Charly García.
— O Planeta Atlântida tem um impacto grandioso no Rio Grande do Sul, que não é só econômico, mas também sociocultural. Ele foi o primeiro festival multiatrativo a ser realizado no Brasil, reunindo as mais diferentes experiências em um mesmo lugar. É um projeto que está na memória do Rio Grande do Sul há 25 anos e que permanece no nosso coração — afirma Cicão Chies, sócio da DC Set Group e um dos criadores do Planeta Atlântida.
Saudade
Além dos Mamonas Assassinas, que menos de um mês depois do show foram vítimas de um acidente aéreo fatal, outros músicos que marcaram a história do rock e da MPB deixaram saudade nos planetários. Entre eles, Tim Maia e o líder do Charlie Brown Jr., Chorão. Charlie Brown, aliás, foi um dos grupos mais recorrentes no Planeta, ao lado de O Rappa, Armandinho, Jota Quest e Skank. São essas histórias que você relembra nas páginas do caderno especial, com textos e galerias de imagens para transformar a saudade em expectativa para os próximos anos.
A diversidade de gêneros musicais do festival chegou a gerar encontros históricos sobre o palco, como o de Marcelo D2 e Ira!, e de Exaltasamba com MV Bill, por exemplo. É a prova de que as estrelas se sentem em casa a ponto de chamarem os amigos para fazer um som. A adrenalina cresce, e há quem celebre o encontro se jogando literalmente nos braços dos fãs. Integrantes das bandas Phoenix, Strike, NX Zero e Capital Inicial já foram carregados pela multidão, gerando momentos inesquecíveis – e lindas fotos.
Depois dos shows principais, o clima de festa costuma seguir madrugada adentro, com muita música e fogos de artifício. Haja fôlego, já que muitos planetários chegam cedo ao evento para aproveitar jogos, roda gigante, tirolesa, montanhismo e muitas outras atrações da estrutura montada.
Tudo isso é rememorado no caderno especial de GZH, com riqueza de imagens e informações de bastidores. Além desse material, a Atlântida e a RBS TV também terão ações especiais para relembrar a história do festival ao longo de três sábados, nos dias 6, 13 e 20 de fevereiro.
Na rádio, será possível acompanhar, das 17h às 18h, um programa especial com apresentação de Alexandre Fetter e presença de Rodaika, Rafinha, Lelê Bortholacci e Luciano Potter, além de participações especiais de Neto Fagundes e Porã e depoimentos de artistas.
Na RBS TV, um quadro será dedicado ao tema, relembrando a história e alguns dos momentos mais marcantes, mas também projetando o futuro do evento. A apresentação ficará por conta de Alexandre Fetter, Rodaika e Luciano Potter.