Referência na sanfona de oito baixos, o paraibano Zé Calixto morreu no domingo (13), aos 87 anos. De acordo com informações de familiares à TV Paraíba, o músico sofria de Alzheimer e teria morrido por complicações da doença.
Com mais de duas dúzias de discos lançados em décadas de carreira, Calixto nasceu em Campina Grande, capital nacional da festa de São João, e começou a tocar sanfona aos oito anos, inspirado pelo pai. Aos 12, o músico já participava de shows de forró.
Calixto se mudou para o Rio de Janeiro em 1959, quando foi contratado pela Phillips. O músico tocou ao lado de grandes nomes do forró, entre eles Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro.
Zé Calixto deixa composições como Arrodeando a fogueira (1961), Bodocongó (1960), Bossa nova em oito baixos (1960), Milho verde na fogueira (1962, em parceria com Aquilino Quintanilha), Oito baixos no frevo (1960, com Bastinho Calixto) e Pro povo dançar (1978). Seu velório estava previsto para ocorrer nesta segunda-feira (14), no Rio de Janeiro.