A cantora Vanusa está internada em estado grave. Conforme o boletim divulgado no fim da tarde desta quarta-feira (23), a cantora de 73 anos segue estável na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Complexo Hospitalar dos Estivadores, em Santos (SP), nas últimas 24 horas, mas entubada e respirando com ventilação mecânica.
Após dar entrada na instituição, no dia 5 de setembro, Vanusa foi diagnosticada com pneumonia. No dia 12, foi levada para a UTI por conta do seu quadro de pressão arterial e saturação de oxigênio baixos. No boletim desta terça, ela apresentou piora no quadro respiratório.
Segundo o filho de Vanusa, Rafael Vannucci, em nota divulgada à imprensa, a mudança para o estado grave se deve a vários fatores. "Por conta da idade e do histórico de doenças, os médicos me esclareceram que é impossível dizer que o quadro não é grave. Ela apresentou piora que foi determinada com a constatação de água no pulmão. Teve também alteração de pressão e tudo isso fez com que a entubassem para preservar as vias respiratórias. Agora, dependemos de uma reação dela", esclarece ele.
O filho relembra que problemas de saúde anteriores podem ter prejudicado o estado da cantora. "Há 12 anos ela foi atingida por problemas com remédios, bebidas, depressão e dependência química. Tudo piorou há cerca de cinco anos quando ela foi afetada por uma bactéria, contraída ao tomar água. Essa bactéria a fez emagrecer quase 40 quilos e isso agravou seu estado. Ficou muito debilitada e as medicações passaram a não fazer mais efeito", conta Vannuci.
Além disso, a família esclarece que a cantora não é vítima de Alzheimer. "Os médicos explicaram que ela sofre de uma síndrome demencial e não da temida doença. Entende-se por síndrome demencial a condição adquirida, caracterizada por declínio cognitivo e com comprometimento das funções sociais e funcionais", explica ele.