A cantora da banda sueca Roxette, Marie Fredriksson, morreu na segunda-feira (9), ao 61 anos, em decorrência de um câncer.
"É com grande tristeza que devemos anunciar que Marie Fredriksson, do grupo Roxette, morreu na manhã de 9 de dezembro, depois de 17 anos de luta contra o câncer", disse Dimberg Jernberg Management em comunicado.
Formado por Marie e Per Gessle, o grupo Roxette foi fundado em 1986. Com o single The Look, do segundo disco, Look Sharp, a dupla ficou famosa no mundo inteiro. Com mais de 80 milhões de discos vendidos, hits como Listen to Your Heart e It Must Have Been Love, marcaram os anos 1990.
Em 2002, Marie foi diagnosticada com um grave tumor cerebral, recebendo um tratamento agressivo, o que deixou a artista com graves danos causados pela radiação - seu álbum solo de 2004, The Change, foi dedicado às suas experiências no hospital.
Em 2009, Marie conseguiu iniciar um retorno gradual aos palcos. A improvável volta do Roxette resultou em novos álbuns e turnês. Em 2011, a banda se apresentou em Porto Alegre.
Em 2016, os médicos de Marie a aconselharam a parar de fazer turnês e a se concentrar em sua saúde. A artista deixa o marido, Mikael, e seus dois filhos, Ines Josefin, 26, e Oscar, 23.
O colega de banda, Per Gessle, declarou:
"O tempo passa tão rapidamente. Não faz muito tempo, passamos dias e noites no meu minúsculo apartamento em Halmstad, ouvindo músicas que amamos, compartilhando sonhos impossíveis. E que sonho acabamos compartilhando!
Obrigado, Marie, obrigado por tudo. Você era uma cantora excepcional, uma mestre da voz, um artista incrível. Obrigado por pintar minhas músicas em preto e branco nas cores mais bonitas. Você foi a amiga mais maravilhoso por mais de 40 anos. Me sinto orgulhoso, honrado e feliz por poder compartilhar muito do seu tempo, talento, cordialidade, generosidade e senso de humor. Todo o meu amor vai para você e sua família. As coisas nunca serão as mesmas".