Nome por trás de grandes sucessos do rock brasileiro, o músico Luiz Carlini é uma das principais atrações da 5ª edição do Festival BB Seguros de Blues e Jazz, que será realizada neste sábado (10), a partir das 11h, na Redenção. Ele vai subir ao palco a convite de Sérgio Dias, o ex-Mutantes de quem é amigo de infância e com quem divide a façanha de estar entre os melhores guitarristas brasileiros.
Sérgio Dias e Carlini devem subir ao palco para tocar juntos a partir das 16h. Dias é um dos criadores da psicodelia brasileira nos anos 1960 e 1970 e autor de canções que se tornaram referência internacional nos Mutantes. Carlini, liderando a banda Tutti Frutti, compôs com Rita Lee Agora Só Falta Você, música do disco Fruto Proibido (1975) que consta no hinário do rock brazuca. A banda Tutti Frutti foi um elemento importante na carreira de Rita para que ela consolidasse uma identidade roqueira própria, com uma feição autônoma em comparação a seu grupo anterior, Os Mutantes de Sérgio e de seu irmão Arnaldo Baptista.
— A Rita virou a rainha do rock muito por causa do Tutti Frutti. Nos Mutantes, ela fazia parte de uma banda com conotação psicodélica. Com o Roberto de Carvalho, é bossa nova. Rainha do rock ela foi no Tutti Frutti. É isso — diz o músico, recuperando a importância da banda para o gênero no Brasil.
Parceria
Parceiro de Sérgio Dias desde os tempos de escola no bairro paulistano de Pompeia, Carlini sobe ao palco do festival para tocar o blues Sleepwalk, da dupla Santo & Johnny, e Surrender, composição do “mutante”. Nas duas, a dupla mostra seu virtuosismo na guitarra.
Aos 67 anos, Carlini volta para aos pagos que admira: é um entusiasta do rock gaúcho, tendo testemunhado a trajetória de muitas bandas do Estado.
— Já dei canja na Bandaliera. Sou muito fã do rock gaúcho — declara.
Para Carlini, o rock não morreu — pode não ganhar os holofotes da mídia como Anitta e as duplas sertanejas, mas sobrevive em espaços e cantinhos mais obscuros.
— Eu sou fã da cena underground, que anda no escuro. O blues não toca no rádio, não aparece na televisão, mas faz um festival de blues aí: lota até a tampa!
A programação do festival também inclui uma grande atração internacional, Jimmy Burns, nome da segunda geração do blues que floresceu nos Estados Unidos depois da Segunda Guerra. Cantor, guitarrista e compositor, Burns teve uma elogiada carreira no soul participando de conjuntos e grupos vocais. Fundou no fim dos anos 1960 seu próprio grupo, Jimmy Burns and the Gas Company. Sua carreira desacelerou nos anos 1970 e 1980, mas ele protagonizou um retorno triunfal ao abraçar o blues em seu premiado álbum de 1996 Leaving Here Walking. Ele toca às 17h20min.
Outros nomes confirmados são o Trino Jazz Trio (às 11h30min) e Thiago Espírito Santo com Raul de Souza (14h40min). O guitar hero brasileiro André Christovam, considerado um dos principais músicos do gênero no Brasil, toca às 13h35min.
Festival bb seguros de blues e jazz
Sábado, a partir das 11h, no Parque da Redenção (Av. João Pessoa, s/nº). Entrada Franca.