Nem parece, mas uma das nossas boy bands preferidas já está com nove anos de idade. Prestes a chegar a uma década de carreira, o One Direction atualmente está em hiato - que seria de um ano e meio, mas aparenta ser a chamada "pausa por tempo indeterminado".
Neste meio tempo, os integrantes apresentaram seus projetos solos, mas os fãs continuaram de olhos e ouvidos atentos aos movimentos dos guris britânicos.
Para comemorar os nove anos do surgimento do One Direction, GaúchaZH separou nove momentos marcantes da carreira de Niall Horan, Liam Payne, Harry Styles e Louis Tomlinson.
1. The X Factor
Foi exatamente em 23 de julho de 2010 que Niall Horan, Zayn Malik, Liam Payne, Harry Styles e Louis Tomlinson tentaram a sorte no reality show musical The X Factor e, cada um dos cinco, individualmente, falhou. Estimulados pelo lendário produtor e jurado Simon Cowell, acabaram se reunindo e passaram a competir na categoria "grupo". Deu no que deu.
2. Forever Young
O quinteto ficou em terceiro lugar no reality show e, por isso, não teve sua música produzida pelo programa. No entanto, Forever Young, o single que seria gravado caso eles vencessem, acabou vazando na internet junto com a informação de que eles já haviam assinado contrato com a gravadora de Simon Cowell.
Forever Young acabou sendo um grande sucesso viral e, no ano seguinte, eles já estavam em turnê e lançavam o primeiro disco, Up All Night.
3. Os vídeos diários
Lá no começo da carreira, os guris produziam regularmente vlogs que serviam mais ou menos como diários de suas rotinas. Foi por esses vídeos que grande parte dos fãs se aproximou mais dos ídolos, com direito a dancinhas engraçadas, piadas internas e detalhes da vida de cada um que todos os adoradores de One Direction lembram até hoje.
4. Up All Night e o sucesso mundial
Em 2011, o One Direction já era um fenômeno mundial: What Makes You Beautiful já estava em primeiro nas paradas britânicas e era o single mais comprado em pré-venda na história da gravadora. A turnê também foi um sucesso estrondoso, durando mais do que deveria e gerando um DVD, que se tornou um dos produtos de maior sucesso da carreira do grupo, inclusive aumentando sua base de fãs aqui pelo Brasil.
5. A primeira vez no Brasil
A estreia do grupo no Brasil mostrou que os fãs brasileiros de 1D eram muitos e gritavam alto. Os shows em São Paulo e no Rio de Janeiro arrastaram multidões e geraram passagens que são lembradas até hoje: Harry mostrou sua tatuagem na cintura com o nome do país, os guris tiraram foto com o Cristo Redentor e um houve momento de emoção com os admiradores em frente ao hotel no Rio de Janeiro.
6. This is Us e o sucesso no cinema
Dirigido por Morga Spurlock, que ficou conhecido pelo documentário sobre o McDonalds (Super Size Me), o filme One Direction: This Is Us estreou em 2013. Misturando imagens de bastidores e apresentações da boy band, o documentário foi um sucesso de público: abriu em primeiro lugar nas bilheterias dos Estados Unidos em seu final de semana de estreia. No total, This Is Us arrecadou US$ 68,5 milhões ao redor do globo.
7. Saída de Zayn
Em 2015, a primeira baixa do One Direction: Zayn Malik saiu do grupo. Em entrevista à revista Fader, ele comentou que nunca houve qualquer espaço para experimentar criativamente na boy band.
— Se eu fosse cantar uma estrofe que tivesse alguma entonação de R&B, ou um pouco de mim, a gravação era refeita umas 50 vezes até que ficasse pop e genérica — declarou. — Aquilo não era a música que eu gostaria de ouvir — acrescentou.
8. Drag me Down de surpresa
Alguns meses após a saída de Zayn, o One Direction lançou de surpresa o single Drag Me Down –a primeira música sem o ex-integrante. Foi um recorde na ocasião: segundo a empresa de medição Official Charts Company, a música teve 2,03 milhões de acessos em sua primeira semana em serviços de música por streaming como Spotify, Deezer, Apple Music e outros.
Já o Spotify anunciou que a estreia da música bateu o recorde de execuções na plataforma em 24 horas, sendo tocada 4,75 milhões de vezes em todo o mundo no primeiro dia. Conforme a plataforma, Drag Me Down foi a primeira faixa a atingir o primeiro lugar no dia em que foi liberada.
9. O hiato
Em agosto de 2015, o One Direction entrou em hiato - e assim permanece até hoje. Os integrantes passaram a focar em projetos pessoais. Harry Styles, por exemplo, tem uma bem-sucedida carreira solo. No entanto, uma futura reunião não é descartada. Em entrevista ao canal ODE Entertainment, Louis Tomlinson garantiu que o grupo ainda retornará:
— Eu acho que é inevitável. Isso é algo que nenhum de nós sabe a resposta no momento. O mais importante é que quando a gente voltar, temos que estar todos na mesma página e tenhamos feito o que queríamos individualmente.