A morte de Aretha Franklin, aos 76 anos, deixa órfãos os amantes do soul, do r'n'b, do gospel e, ao cabo, da música cantada com alma.
Com uma carreira iniciada nas igrejas batistas de Detroit – mesma cidade onde faleceu, ao lado da família –, a cantora alcançou sucesso já aos 20 e poucos anos, com músicas que se tornariam lendárias, como Think, Chain of Fools e (You Make me Feel Like) A Natural Woman.
Além dessas, também gravou covers que se tornariam mais conhecidos na potente voz da rainha do soul do que na de seus originais compositores, casos de Respect, escrita por Otis Redding, e I Say a Little Prayer, composta por Burt Bacharach e Hal David e gravada originalmente por Dionne Warwick.
1. (You Make Me Feel Like) A Natural Woman
Um dos maiores sucessos cantados por Aretha Franklin, a música é uma declaração de amor sob a perspectiva feminina em forma de canção soul – que acabou por tornar-se lendária. Em 2015, Aretha subiu ao palco da Opera House do Kennedy Center, em Washington, para homenagear Carole King, uma das autoras da música. O episódio ficou marcado pela cena do presidente norte-americano à época, Barack Obama, chorando logo nos primeiros instantes da apresentação.
2. Respect
Composta pela lenda do blues Otis Redding, a música original mostrava a perspectiva de um homem que vive uma relação patriarcal e exige respeito de sua mulher ao voltar para casa com dinheiro. Dois anos depois, a versão de Aretha Franklin transformou a poesia de Otis em um marco do movimento feminista dos anos 1960 ao mostrar a história sob o ponto de vista da mulher da relação – que, por sua vez, também exige respeito do homem.
3. Chain of Fools
A música, originalmente composta para ser cantada por Otis Redding, rendeu um Grammy a Aretha Franklin e tornou-se um de seus maiores sucessos. Canta a relação de uma mulher que se sente presa a um relacionamento e foi considerado pela revista Rolling Stone a 249ª melhor música de todos os tempos.
4. Think
Lançada ainda durante a década de 1960, a música é a mais direta composição feminista de Aretha Franklin. Escrita ao lado de seu então marido – e, alguns suspeitam, de certa forma também sobre ele –, a letra mostra Aretha pedindo liberdade e dizendo que não vai mudar seu jeito de ser. A música foi regravada em uma icônica cena do filme Os Irmãos Cara de Pau (vídeo acima) e, anos depois, foi transformada em um hino de conscientização no trânsito.
5. I Never Loved a Man the Way I Love You
Composta como uma declaração de amor sob o ponto de vista masculino, foi transportada para o universo feminino sob a potente voz de Aretha Franklin logo nos seus primeiros dias na gravadora Atlantic, em 1967. Acabou dando nome ao primeiro disco da cantora na gravadora, aquele que mudou sua carreia de patamar, com hits como a faixa-título e Respect.
6. I Say a Little Prayer
Gravada originalmente por Dionne Warwick, a música foi oferecida também para Aretha poucos anos depois – a rainha do soul acabou gravando uma música com pegada mais r'n'b e tornou a canção, composta por Burt Bacharach, ainda mais famosa.
7. I Knew You Were Waiting (For Me)
Já nos anos 1980, a cantora enveredou por gêneros mais ligados ao pop e à música eletrônica, com direito a duetos com nomes como George Michael, uma das maiores estrelas daquela década.
8. Freeway of Love
Dentre suas incursões em novos ritmos, o mais extremo foi em 1985, quando a cantora lançou um disco com fortes influências eletrônicas, pop e de gêneros como a dance music. Who's Zoomin' Who? teve como grande sucesso Freeway of Love.
9. Bridge over Troubled Water
Uma das características da carreira de Aretha Franklin é transformar composições de outros artistas e torná-las ainda mais conhecidas com sua voz. Bridge Over Troubled Water, sucesso da dupla Simon & Garfunkel, ganhou versão e rendeu Grammy a Aretha Franklin em 1971.
10. Rolling in the Deep
Já no fim de sua carreira, em 2014, a cantora voltou às manchetes e às paradas de sucesso com um disco em que regravava sucessos de outras mulheres – desde Etta James e Gloria Gaynor a Alicia Keys e Sinéad O'Connor. Uma das faixas que mais alcançaram sucesso foi Rolling in the Deep, versão do hit de Adele.