Músico reconhecido na cena do rock independente americano, o compositor e multi-instumentista Richard Swift morreu nesta terça-feira (3), aos 41 anos. Além de ter passado pelas bandas The Shins e The Arcs, foi músico de apoio da The Black Keys.
Swift estava internado desde junho em um hospital em Tacoma, cidade do Estado de Washington, nos EUA. A causa da morte não foi informada. Sabe-se apenas que seu quadro de saúde era grave. Músicos com quem Swift trabalhou, como a cantora Chrissie Hynde, da banda The Pretenders, fizeram campanha para arrecadar fundos para seu tratamento.
Guitarrista e vocalista do Black Keys, Dan Auerbach lamentou a perda do parceiro de palco. "Hoje perdi meu amigo", escreveu Dan no Facebook. "Ele foi um dos músicos mais talentosos que já conheci. Agora, está com sua mãe e irmã. Sentirei sua falta".
Como compositor, lançou uma série de álbuns solo bem recebidos pela crítica especializada, como Richard Swift Collection, Vol. 1 e The Atlantic Ocean.
Atuou como multi-instrumentista da banda de folk The Shins entre 2011 e 2016. Em 2015, entrou na The Arcs, banda de rock criada como um projeto paralelo de Dan Auerbach. Tocou em turnês do grupo The Black Keys.
Swift também trabalhou como produtor para nomes como Damien Jurado, Foxygen, Tennis e Guster. Ele era proprietário do estúdio National Freedom.