A Fundação Iberê Camargo escolheu a Noite dos Museus para inaugurar sua maior exposição desde que foi forçada a fazer cortes radicais de custos. Moderna para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú Cultural poderá ser vista pelo público a partir deste sábado (19/5), excepcionalmente das 14h até a 1h. A partir das 19h, a instituição receberá os shows que integram a programação da Noite dos Museus.
Com curadoria do fotógrafo e pesquisador Iatã Cannabrava, é uma reedição da mostra homônima que foi exibida no Margs em 2010 e desde então circulou pelo Brasil e o Exterior. O número de obras foi ampliado de 86 para 144, com destaque para quatro aquisições recentes da coleção do Itaú: Florale, de Geraldo de Barros, Oca, Parque do Ibirapuera, de German Lorca, além de Composição e Sem Título, de Mario Fiori. Ao todo, estão representados 33 artistas – em sua maioria, membros do Foto Cine Clube Bandeirante, como Eduardo Salvatore, Thomaz Farkas, José Oiticica Filho, Marcel Giró e Ademar Manarini.
O curador ressalta a unidade temática das obras, que retratam cenas urbanas e a busca por formas a partir de diversos recursos criativos, como texturas, contraluzes, enquadramentos sóbrios, linhas, solarizações, fotomontagens, fotogramas.
– Atentos às transformações que ocorriam no mundo, os fotógrafos modernistas brasileiros devoraram influências para criar uma nova fotografia, que teve como premissa uma leitura essencialmente criativa e de ruptura – aponta Cannabrava.
Exposição Moderna para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú Cultural
- Curadoria: Iatã Cannabrava
- 2º e 3º andares da Fundação Iberê Camargo (Avenida Padre Cacique, 2.000)
- Abertura neste sábado (19/5), das 14h até a 1h.
- Visitação: de 19 de maio a 15 de julho de 2018. Sábados e domingos, das 14h às 19h (último acesso às 18h45min). De quarta a domingo, a Fundação Iberê Camargo também atende a grupos agendados. Para fazer um agendamento, basta ligar para o Programa Educativo – (51) 3247-8000.
- No domingo (20/5), às 16h, tem Cine Iberê com o documentário Geraldo de Barros – Sobras em Obras, de Michel Favre (1h17min, 1999, Brasil/Suíça). A sessão única será comentada por Fernando Bakos.
Programe-se para a Noite dos Museus:
- Sábado (19/5), das 19h à 1h.
- Entrada franca.
- Classificação: livre.
- O evento será realizado mesmo com chuva.
Alimentação
- Haverá opções gastronômicas nos pontos: Museu da UFRGS, Planetário, Museu Júlio de Castilhos, Casa de Cultura Mario Quintana e Fundação Iberê Camargo.
Transporte
- Três ônibus da Linha Turismo vão circular entre 19h e 1h10min por oito paradas (os locais mais distantes do Centro ficarão de fora: Instituto Goethe, Fundação Iberê Camargo e Planetário).
- Circuito: Museu da UFRGS, Centro Histórico-Cultural Santa Casa, Pinacoteca Ruben Berta e Museu Julio de Castilhos, Museu da Comunicação Social Hipólito José da Costa, MACRS, Margs e Memorial do RS, Museu Joaquim Felizardo, Museu da UFRGS.
- Passe: R$ 30, com meia-entrada para estudantes (com carteira da UNE), idosos e crianças de 3 a 12 anos (com RG). Pagamento na hora do embarque, apenas em dinheiro.
Atrações infantis
- O Planetário terá duas atrações especiais para as crianças: o grupo Cuidado Que Mancha apresenta um trecho de Quem Não Dança Balança a Criança, espetáculo com coreografias, trava-língua e canções. Na parte externa, estará estacionada a Kombi 1961, que guarda o acervo de brinquedos do Minimuseu Koisas de Alice, da colecionista Alice Urbim.
Mais informações
- Acesse o site noitedosmuseus.com.br e baixe o app do evento, disponível na AppStore e no Google Play.