Marcado para ocorrer nos dias 3, 4 e 5 de maio, o Festival El Mapa de Todos está cancelado até segunda ordem. De acordo com o produtor do evento, Thiago Piccoli, o cancelamento se deu devido ao corte de patrocínio da Petrobras:
— No último dia útil do ano, a Petrobras encaminhou por e-mail informação com a negativa de patrocínio ao festival neste ano. O festival é patrocinado pela empresa há seis edições, sem descontinuidade. A razão, segundo eles, é o corte de investimentos da empresa e o "ano eleitoral" — afirmou.
Thiago ainda disse que tentou reverter a situação, mas a decisão continuou a mesma, assim como aconteceu anteriormente com outros festivais importantes, que tiveram a verba de patrocínio cortada.
O El Mapa de Todos busca a integração musical do Brasil com o universo latino. Conhecido por promover a aproximação entre artistas, produtores, jornalistas e o público do continente sul-americano, o festival também foi responsável por destacar Porto Alegre e inseri-la no mapa sócio-cultural da América Latina.
No ano passado, o evento trouxe a Porto Alegre Daniel Drexler (Uruguai), Boogarins (Brasil/GO), Romperayo (Colômbia), Yangos (Brasil/RS), Carmen Correa (Brasil/RS), Zudizilla (Brasil/RS) e Franciso, El Hombre (México/Brasil).
Apesar das intempéries, Thiago diz que o festival continua vivo. No entanto, tornou-se impossível realizá-lo em maio deste ano. O fato da recusa por parte da Petrobras ter vindo no final do ano impossibilitou a busca por alternativas.