Faltando apenas algumas horas para Paul McCartney subir, às 21h, no palco do Beira-Rio para apresentar a turnê One On One, GaúchaZH preparou uma lista com dez curiosidades sobre essa tour. Desde abril na estrada, o show já percorreu várias cidades pelo mundo e traz um set list que promete revisitar os maiores sucessos do músico inglês. Confira:
1 - A turnê One On One começou na cidade californiana de Fresno, nos Estados Unidos, em abril de 2016. Até o fim de setembro de 2018, terá realizado 63 shows em 13 países para quase 2 milhões de pessoas – menos do que a última turnê, Out There, que entre 2013 e 2015 envolveu 91 shows em 19 países para 2,7 milhões de pessoas.
2 - São necessárias 300 pessoas para fazer cada show desta turnê acontecer. São servidas, diariamente, 450 refeições vegetarianas para a equipe.
3- Em média, os shows de Paul têm 39 músicas, mais do que outras atrações de grande público, como Rolling Stones, U2 e Coldplay, que tocam perto de 25 canções. Cerca de 70% do atual setlist é composto por músicas dos Beatles.
4 - Antes de entrarem no setlist da turnê, A Hard Day’s Night e Love Me Do nunca tinham sido tocadas em um show solo de McCartney. Não eram cantadas por ele desde a época dos Beatles.
5 - A música mais antiga do repertório é In Spite of All the Danger, gravada de maneira independente em 1958, quando Paul, John Lennon e George Harrison integravam o grupo The Quarrymen ao lado do pianista John Lowe e do baterista Colin Hanton. O registro é considerado a primeira gravação relacionada aos Beatles. A mais recente do setlist é FourFiveSeconds, single que Paul gravou em 2015 com Rihanna e Kanye West.
6- Paul afirmou que o título da turnê One on One (que pode ser traduzido como “cara a cara” ou “a dois”) reflete a maneira como ele se sente quando faz o show, como se estivesse travando uma conversa a sós com cada pessoa da plateia e que essa pessoa não é muito diferente dele.
7 - Na cidade de Little Rock, capital do Arkansas (EUA), Paul recebeu a visita de duas mulheres que integraram o Little Rock Nine, grupo de nove estudantes negros que foram repetidamente impedidos de frequentarem uma escola, em 1957, após o fim da segregação racial no sistema de ensino americano. O episódio inspirou Paul a escrever Blackbird, em 1968.
8 - Paul costuma convidar os fãs para subirem ao palco. Em 17 de maio de 2016, em Buenos Aires, a garota de 10 anos Leila Lacase teve o pedido de tocar baixo com ele atendido e os dois tocaram Get Back.
9 - Em cada país que visita, Paul faz aulas da língua local antes do show para que possa falar com a plateia. Nesta turnê, ele falará espanhol, francês, tcheco, alemão, norueguês, dinamarquês e holandês – além de português.
10 - Alguns convidados especiais nos shows da turnê: o ex-baixista do Nirvana, Krist Novoselic (Helter Skelter, 17/4/2016, Seattle); a pianista e cantora Diana Krall (My Valentine, 19/4/2016, Vancouver), o apresentador Jimmy Fallon (I Saw Her Standing There, 20/4/2016, Vancouver), Neil Young (A Day in the Life, Give Peace a Chance e Why Don’t We Do It in The Road, 8/10/2016, festival Desert Trip, Indio), a cantora Rihanna (FourFiveSeconds, 15/10/2016, festival Desert Trip, Indio) e Bruce Springsteen (I Saw Her Standing There, 15/9/2017, Nova York).