Com a proposta de promover um evento de música para ser curtido em família, o 3º Festival BB Seguridade de Blues e Jazz chega a Porto Alegre após passar por cinco capitais brasileiras. Neste sábado (30), das 11h às 19h, um palco montado no Parque Farroupilha receberá Hermeto Pascoal, Zeca Baleiro, Leroy Jones, Nuno Mindelis, O Bando, Cumbuca Jazz e Nicola Spolidoro Quarteto.
É a segunda vez que a capital gaúcha recebe o evento gratuito de blues e jazz. No ano passado, o festival levou 32 mil pessoas à Redenção para curtirem a música do guitarrista norte-americano Stanley Jordan e do bandolinista e compositor Hamilton de Holanda, entre outros. Neste ano, se o público das outras capitais for parâmetro, a Redenção deverá se encher novamente:
– Estamos trabalhando com estilos musicais que não têm essa previsão de público, mas reparamos que as pessoas vão mesmo sem saber quem está tocando. Em São Paulo, foram 17 mil pessoas. Em Recife, 20 mil – comemora a produtora Maria Dolores, que idealizou o festival.
Neste ano, a atração internacional é o cantor e trompetista americano Leroy Jones, que apresenta-se pela primeira vez em Porto Alegre. O músico de 59 anos já tocou com os lendários Dr. John e Della Reese. Natural de New Orleans, faz questão de promover o som icônico da cidade.
– Sempre tento representar New Orleans em um alto nível e também transmitir o espírito da cidade onde nasci e aprendi a tocar música – contou Jones.
Acompanhado de sua banda, o trompetista promete um show que mistura músicas animadas com baladas. No repertório, entrarão músicas tradicionais como Basin Street Blues e Do you Know What it Means (to Miss New Orleans) e composições originais, que incluem até uma bossa nova: Capirinha da Lapa.
Para sair do lugar-comum, o festival costuma convidar um músico a aventurar-se por um gênero musical pelo qual não seja conhecido. Neste ano, a surpresa fica por conta de Zeca Baleiro, que apresentará um show inédito de blues (no ano passado, foi Maria Gadú quem topou o desafio). Outros destaques são Hermeto Pascoal, que em janeiro deste ano também fez show na Redenção, e o guitarrista angolano radicado no Brasil Nuno Mindelis.
Hermeto Pascoal & Grupo
Aos 81 anos, o multi-instrumentista alagoano segue na estrada com a energia juvenil que consagrou com seu excelente grupo em mais de 30 discos e no palco. É um dos músicos brasileiros mais respeitados no Exterior – em 1971 participou do disco Live – Evil, de Miles Davis, que destacou o colega brasileiro como "o músico mais impressionante do mundo".
Leroy Jones
O trompetista é reconhecido por manter acesa a tradição do jazz em New Orleans, cidade onde nasceu. Seu repertório combina reverência aos clássicos e modernidade, seguindo a herança musical de mestres como Louis Armstrong e Clifford Brown. Seu set list costuma incluir temas como Bourbon Street Parade e Sleepy Time Down South. Integra o New Orleans Jazz Hall of Fame.
Nuno Mindelis
Angolano radicado no Brasil, o guitarrista e cantor representa o blues da raiz, embora tenha trabalhos em que flerta com o pop, o soul e o country. Deve mostras faixas de seu disco mais recente, Angels and Clowns (2013), e uma versão para Hey Joe, de Jimi Hendrix. A revista Guitar Player já destacou seu trabalho em nível mundial.
Zeca Baleiro
O músico maranhense vai mostrar sua faceta mais blueseira. O repertório terá clássicos do blues americano consagrados por nomes como Leadbelly e Albert Collins. Também destacará compositores brasileiros como Sergio Sampaio e Celso Blues Boy, além das canções próprias Blues do Elevador e a inédita St Louis Blues.
SERVIÇO
3º Festival BB Seguridade de Blues e Jazz
Sábado (29), das 11h às 19h.
No Parque Farroupilha (Redenção), próximo ao Espelho d'Água.
Entrada franca.
Mesmo em caso de chuva, o evento não será transferido.
Programação:
11h – Cumbuca Jazz
12h – Nicola Spolidoro Quarteto
13h10min – Tributo aos Deuses da Guitarra/O Bando
14h10min – Leroy Jones
15h15 min – Nuno Mindelis
16h20min – Hermeto Pascoal
17h40min – Zeca Baleiro
Além da música, o festival montará um lounge no parque com pufes, água quente para chimarrão, estação para carregar celular e distribuição de cangas. Entre 14h e 18h, estão programadas as seguintes atividades recreativas para crianças: oficina de desenho e colagem, malabares, musicalização, pintura artística facial e escultura de balão. A participação é gratuita e por ordem de chegada.