Fenômeno de popularidade e presença recorrente nas listas de mais tocados de 2016, Tiago Iorc é um dos nomes mais fortes da atual música brasileira. Seja empilhando trilhas de novela, acumulando visualizações no YouTube ou arrastando milhares de fãs jovens para seus shows, o músico de 30 anos chega a Porto Alegre para se apresentar hoje no Auditório Araújo Vianna – e antecipar o que deve mostrar em fevereiro, em um dos shows mais aguardados do Planeta Atlântida.
No show, Iorc mostrará o repertório de seu quarto disco, Troco likes (2015), primeiro trabalho totalmente em português, que traz sucessos como Amei te ver, Me espera (parceria com Sandy), Coisa linda e Chega pra cá. Mas, ao subir no palco, o brasiliense de pais gaúchos vai sentir algo que os recentes shows no interior do Estado já haviam sugerido – e que tem a ver com um resgate de suas origens.
Leia mais:
Elton John e James Taylor cantam no Beira-Rio em 2017
Mano Brown reúne time estrelado em disco com pegada funk que fala de amor
Destaque do regionalismo, cantor Mauro Moraes faz show nesta sexta
– A parte mais fundamental da minha infância e adolescência foi passada no Rio Grande do Sul e talvez seja daí a minha maior influência. Mais do que musical, de coisas da vida, de formação do sotaque, de costumes, jeito de viver – diz Tiago, em entrevista por telefone, comemorando a expectativa de cantar para um público em parte bem conhecido:
– Vão uns 20 parentes (risos). Tios, primos, irmãos. Fora isso, tem a familiaridade com o espaço, com a energia. Dá uma sensação boa. É como voltar para casa.
Ainda colhendo os frutos de Troco likes, o músico já pensa nos próximos trabalhos. Mesmo que atualmente encontre na língua portuguesa uma conexão mais intensa com seu público, o inglês não fugiu do seu radar:
– Um dia, estava passando som para um show e toquei o pedacinho de uma música em português que tinha feito. Veio um senhor e falou que tinha adorado a letra. Foi um estalo: óbvio, se vou cantar no Brasil, faz mais sentido celebrar em português com as pessoas que acompanham meu trabalho. Posso adiantar que vou fazer mais trabalhos em português e em inglês.
Tiago Iorc
Sexta, às 21h.
Auditório Araújo Vianna (Osvaldo Aranha, 685).
Ingressos: até a manhã de quinta, restavam apenas ingressos para o setor lateral em pé, a R$ 80. Desconto de 10% para sócios do Clube do Assinante.