O grupo de percussão da Orquestra Villa-Lobos se apresentou na Redação de Zero Hora nesta terça-feira (25/10). Foram executadas duas músicas, a primeira Clapping Music (palmas) e a segunda, uma canção autoral com quatro pandeiros, composta por Douglas Gutjahr, maestro do grupo.
Leia também:
Quinteto Porto Alegre se apresentará na Biblioteca Pública
Quinteto Porto Alegre na Redação de ZH (entrevista)
O coletivo nasceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos há 24 anos no bairro da Lomba do Pinheiro. Semanalmente, o projeto atende cerca de mil crianças em oficinas de músicas.
– O foco das crianças é integrar a orquestra – conta Douglas.
Grupo se apresentou para jornalistas e visitantes. Alunos da Mundo Educação Infantil, que escolheram a tarde para conhecer a Redação, integraram a plateia. O projeto Música na Redação ocorre a cada 15 dias.
Além de Porto Alegre, a banda já se apresentou em Brasília (DF), João Pessoa (PB), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA). Na próxima semana, o grupo tocará em Rosário, na Argentina.
– A ideia de utilizar só as mãos e o pandeiro é uma proposta que estou trabalhando já há um tempo. Clapping Music é um clássico dentro do repertório percussivo – comentou Gutjahr, regente do grupo.
O grupo artístico é composto por 40 adolescentes. A Orquestra tem dois CDs, O Trenzinho do Caipira (2002) e Olhos Coloridos (2008); o livro Orquestra Villa-Lobos – Música Que Transforma (2012) e o DVD Orquestra Villa-Lobos Ao Vivo (2013). Recebeu menções como o Prêmio Artístico Lupicínio Rodrigues, da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, o troféu de Defesa de Direitos Humanos no Rio Grande do Sul pela UNESCO/Assembleia Legislativa/Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, dois prêmios Líderes & Vencedores –Destaque Comunitário 2009 e Referência Educacional 2013, concedido pela Federasul e Assembleia Legislativa do RS.
O trabalho é certificado pelo Ministério da Cultura, com o selo Prêmio Cultura Viva, e pelo Prêmio Itaú Unicef 2011 como iniciativa reconhecida pelo seu caráter inovador e impactante navida da comunidade. Também recebeu Menção Entre outros prêmios, recebeu a Medalha Cidade de Porto Alegre conferida pela Prefeitura Municipal, em 2015.