O rap é compromisso, escreveu Sabotage em 2001. E os porto-alegrenses mostraram como o mandamento funciona na prática ao longo de 2016, lotando os shows de artistas como os paulistanos Emicida e Criolo em suas passagens pela Capital. Nesta sexta-feira, o ótimo momento vivido pelo hip hop nacional será celebrado com uma apresentação dos Racionais MC's, que prometem cantar hinos como Diário de um detento, Vida loka, Negro drama e Um preto zica no Pepsi on Stage, além de músicas de seu mais recente disco, Cores & valores, lançado no final de 2014, após um hiato de 12 anos.
Nessa pausa do grupo de maior relevância do rap no país, novos nomes despontaram na cena nacional. E outros tantos não param de surgir.
– Criamos uma geração mais próspera, que já conseguiu estudar mais, que veio com outra visão. O Projota, o Emicida, a Karol Conka, a Flora Matos e todos esses outros que estão fazendo comerciais e participando de festivais são uma vitória para o nosso movimento – afirma Ice Blue, um dos quatro integrantes dos Racionais MC's (confira aqui entrevista completa com o rapper).
Leia mais:
"A periferia se calou, e isso tem um preço", afirma rapper Ice Blue, integrante dos Racionais MC's
Série "The get down", da Netflix, acompanha o surgimento do hip hop nos EUA
"Luke Cage" estreia ampliando o time de heróis da Marvel na Netflix e a representação das minorias
Na Capital, o universo do hip hop tem um espaço cativo: o bar Opinião, palco dos principais shows do gênero por aqui.
– O rap sempre foi muito importante para nós. Recebemos com grande público a estreia em Porto Alegre de artistas do gênero, como Planet Hemp, MV Bill, Gabriel O Pensador e outros tantos, fora algumas grandes referências gringas que vieram à cidade e foram prestigiadas pelos porto-alegrenses, como Afrika Bambaataa e Ja Rule – lembra Gabriel Souza, sócio-diretor da Opinião Produtora.
Será preciso fôlego para dar conta da maratona de apresentações de rap na cidade, que começou em 3 de março com um show de Criolo e só deve terminar no dia 30 de novembro, quando a badalada Karol Conka desembarca no palco da tradicional casa da Cidade Baixa para apresentar hits como É o poder e Tombei. O Opinião recebe ainda Marcelo D2 e seu filho Sain (em 17/11); Costa Gold (10/11); Rael (03/11); e, na próxima quarta-feira, a norte-americana Akua Naru e a revelação Tássia Reis, que apresentará aos porto-alegrenses seu novo álbum, Outra esfera.
– Esse disco fala sobre opressão, ser oprimida, mas também é um álbum sobre se libertar, que celebra a autoestima como cura. Essas são minhas mensagens principais – resume a paulista Tássia, que despontou em 2013 com Meu rapjazz.
Confira outros shows de hip hop que rolam na Capital neste ano: