Tirando Mary Terezinha, nenhuma outra cantora conseguiu a popularidade de Shana Müller na música regional gaúcha. E como Mary, na maior parte da carreira, fez dupla com Teixeirinha, pode-se dizer que Shana é, individualmente, o mais conhecido nome de mulher dessa história.
Mesmo que sua familiaridade com o palco venha da infância, ela precisou de pouco tempo para se impor em um cenário dominado por homens. Canto de interior, seu primeiro DVD, resume essa história em duas partes: um show no palco armado na fazenda da família no município de Júlio de Castilhos e um documentário recheado de conversas atuais e vídeos de várias épocas (ela prendinha menina, adolescente, estreando como apresentadora do programa da RBS TV Galpão crioulo, com sua maior influência, Mercedes Sosa, e tal).
Por um tempo, Shana mesclou a música com o jornalismo. Mas o terceiro disco, Brinco de princesa (2010), já avisava que a música falaria mais alto. E a chegada ao Galpão crioulo, em agosto de 2012, foi o que faltava para o estrelato. Hoje, prova o DVD, ela está pronta para investir no Brasil.
Veja também:
Shana Müller: Tenham união verdadeira!
VÍDEO: veja como foi o show de lançamento do DVD "Canto de interior", de Shana Müller
Muito bem realizado pela produtora Estação Filmes, Canto de interior abre com um amanhecer no campo ao som dos animais. À noite, em ambientação ao mesmo tempo rústica e refinada, o show sublinha com naturalidade o momento mais alto da carreira da cantora. Entre chamamês e milongas, o roteiro combina clássicos como Piazito carreteiro (Luiz Menezes) e Ñangapiri (Tarragó Ros), canções inéditas na voz de Shana como Chama-me (Gisele De Santi), Flor de ir embora (Fátima Guedes), Velas pra todos os santos (Antonio Villeroy) e sucessos dela como Outra campereada (Pirisca Grecco/Túlio Urach), No fio da milonga (Érlon Péricles) e Abre essa gaita (Érlon/Zelito).
Além dessas, Érlon tem outras três, uma delas entre as mais bonitas, a milonga romântica El alma vuela, só a voz de Shana e o piano de Cristian Sperandir – que divide a instrumentação com Felipe Barreto (violões), Glauco Vieira (acordeão), Lucas Esvael (baixo) e Vaney Bertotto (bateria), uma banda muito coesa. Convidados: Luiz Carlos Borges, Duca Leindecker, Zelito e o Buenas e m'espalho.
CANTO DE INTERIOR
De Shana Müller
DVD dirigido por Rene Goya Filho, com direção musical de Duca Leindecker, Estação Filmes, GM/2 Música, R$ 30, à venda em minuanodiscos.com.br.