Um dos instrumentos mais presentes na cultura brasileira, o violão ganha um festival próprio em Porto Alegre e em Caxias do Sul a partir de hoje. É o 1º RS Guitar Festival, que reunirá expoentes internacionais e nacionais em uma programação gratuita que vai até domingo.
Com direção artística do violonista e professor Eduardo Castañera, argentino radicado em Porto Alegre há mais de 30 anos, o evento tem como proposta mostrar a versatilidade do instrumento em vertentes que passam pelo violão clássico e contemporâneo, folclore e repertório latino-americano, entre outros. As apresentações contarão com diferentes formações: violão solo, duo, quarteto, violão e voz, violão e orquestra e até dois violões e orquestra. Castañera destaca que, apesar da diversidade musical, a maioria dos violonistas convidados têm em comum a formação clássica:
– Na música popular e regionalista, o violão muitas vezes tem a função de acompanhamento. Mas no festival será solista
Veja também:
Pirisca Grecco lança DVD que acentua sua maturidade
Shana Müller cresce como intérprete em "Canto de interior"
O diretor artístico explica que o RS Guitar Festival se insere em um circuito de festivais de violão com os quais ele também está envolvido, incluindo o Andes y Sierras Guitar Festival, na Argentina, e o Festival International Guitare en Cévennes, na França. A grande maioria dos músicos que se apresentarão em Porto Alegre também participa dos outros dois. Os concertos serão no Teatro do Sesc de Porto Alegre e de Caxias do Sul, mas haverá uma apresentação especial de encerramento no Theatro São Pedro, na Capital, no domingo, com a participação da Orquestra Filarmônica da PUCRS, sob regência do maestro Marcio Buzatto.
O destaque do programa no São Pedro será o conhecido Concerto de Aranjuez, de Joaquín Rodrigo, que terá Castañera como solista. Mas também haverá atrações como a estreia mundial da Suíte 667 para violão, cordas e sopros, do compositor argentino Julian Hermida, contando com a conterrânea Mirta Álvarez como solista. Também imperdível será o Concerto Copacabana para dois violões, orquestra de cordas, flauta e timpani, de Radamés Gnattali, com os virtuoses do Duo Siqueira Lima.
Confira os destaques da programação
BATUQUE DE CORDAS
Desde 2002, o duo formado pelos violonistas Claudio Veiga e Vinicius Corrêa tem se destacado na cena local com um trabalho que explora os gêneros brasileiros. Apresentando-se no país e no Exterior, o Batuque de Cordas tem quatro discos lançados – o mais recente, Lundu, homenageia um gênero pioneiro no Brasil.
MIRTA ÁLVAREZ
Violonista argentina, tem entre suas especialidades o repertório nacional de seu país, com destaque para o tango. Participou de grupos de câmara e se destacou como solista em concertos em diferentes partes do mundo. No 1º RS Guitar Festival, participará do encerramento, no domingo, no Theatro São Pedro.
CARLOS MARTÍNEZ
O músico nascido em Buenos Aires se dedica à música clássica e popular, em um repertório que inclui compositores argentinos e estrangeiros como Atahualpa Yupanqui e Francisco Tárrega. O disco Aires criollos, gravado em 2013, conta com obras do compositor paraguaio Agustín Barrios.
DUO SIQUEIRA LIMA
A dupla de prestígio internacional, integrada pela uruguaia Cecilia Siqueira e pelo mineiro Fernando de Lima, interpreta um repertório que vai do barroco europeu à música popular sul-americana. Em sua trajetória, o duo baseado em São Paulo já se apresentou nos Estados Unidos, na Europa e na África.
Programe-se
EM PORTO ALEGRE
Quinta, às 20h, no Teatro do Sesc (Avenida Alberto Bins, 665). Luis A. Soria (ARG), Duo Lima-Estivalet (RS), Duo Thémis (FRA) e Batuque de Cordas (RS).
Sexta, às 20h, no Teatro do Sesc. Ernesto Bouvier (ARG), Duo Bica-Schiavi (RS/ARG), Gilbert Impérial (ITA) e Carlos Martínez (ARG).
Sábado, às 20h, no Teatro do Sesc.POA Violão 4 (RS), Isabel Martínez (ESP), Rodolfo Moisés (ARG) e Duo Siqueira Lima (SP).
Domingo, às 18h, no Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/nº).Orquestra Filarmônica da PUCRS (regência de Marcio Buzatto), Mirta Álvarez (ARG), Duo Siqueira Lima (SP) e Eduardo Castañera (ARG/RS).
EM CAXIAS DO SUL
Sexta, às 20h, no Teatro do Sesc (Rua Moreira César, 2.462 ).Luis A. Soria (ARG), Duo Lima-Estivalet (RS), Duo Thémis (FRA) e Batuque de Cordas (RS).
Sábado, às 20h, no Teatro do Sesc.Ernesto Bouvier (ARG), Duo Bica-Schiavi (RS/ARG), Gilbert Impérial (ITA) e Carlos Martínez (ARG).
INGRESSOS
Os ingressos gratuitos devem ser retirados nas bilheterias dos respectivos teatros: Teatro do Sesc em Porto Alegre (a partir das 19h), Theatro São Pedro (hoje e amanhã, das 13h às 18h30, e sábado e domingo, a partir das 15h) e Teatro do Sesc em Caxias do Sul (hoje, das 8h às 19h45, e, nos dias das apresentações, a partir das 19h).