O Prêmio São Paulo de Literatura, um dos mais importantes do país, anunciou na noite desta segunda-feira (11) os dois nomes vencedores: a gaúcha Eliane Marques na categoria de melhor romance de estreia com Louças de Família (Autêntica Contemporânea, 2023), e a escritora baiana Lucyani Aparecida, que ganhou na categoria de melhor romance do ano com Mata Doce (Companhia das Letras, 2023).
Cada uma das escritoras ganhará um prêmio de R$ 200 mil e ambas serão convidadas a participar da 39ª Feira Internacional do Livro de Guadalajara, no México, em 2025.
Em Mata Doce, Luciany narra trágicos acontecimentos que acontecem em um vilarejo no interior da Bahia. É o primeiro livro que a escritora assina com o seu próprio nome.
Gaúcha de Sant'Ana do Livramento, Eliane Marques venceu o Prêmio Açorianos de Literatura em 2016 com E se alguém o pano, livro de poesias lançado em 2015 que retrata a história das diásporas e a experiência de ser negro. No romance Louças de Família, ela retrata a vida de mulheres negras na fronteira entre Brasil e Uruguai presas às tarefas domésticas a serviço dos brancos.