O escritor, cineasta e patrono da 69ª Feira do Livro de Porto Alegre, Tabajara Ruas, 81 anos, é o último a participar da série de vídeos Os Patronos, a convite de GZH. No vídeo, indica aos leitores a narrativa Você Sabe de Onde Eu Venho: A Conquista Brasileira do Monte Castelo (2023), obra de sua própria autoria, que mescla realidade e ficção ao trazer a história da participação do Brasil no conflito da Segunda Guerra Mundial.
Apesar da formação em Arquitetura, Tabajara Ruas tem uma trajetória direcionada à literatura e ao cinema. A obra de estreia do autor, A Região Submersa, saiu primeiro no Exterior e só foi publicada no Brasil em 1978.
Ele escreveu outros livros, entre produções juvenis, quadrinhos e romances, como O Amor de Pedro por João (1982), Perseguição e Cerco a Juvêncio Gutierrez (1990) e Netto Perde Sua Alma (1995) — vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura na categoria narrativa longa, em 1996.
Ruas dirigiu longas e assinou o roteiro de variados projetos cinematográficos, como Anahy de las Misiones (1997) e O Tempo e o Vento (2013). Ao lado de Beto Souza, adaptou Netto Perde Sua Alma em 2001, que recebeu o Kikito de melhor filme no Festival de Cinema de Gramado.
Esta quarta-feira é o último dia da 69ª Feira do Livro de Porto Alegre, instalada na Praça da Alfândega, das 10h às 20h, com atividades gratuitas.