Artistas e profissionais do entretenimento reagiram com "beijaços" à decisão do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, que mandou, na última quinta-feira (5), fiscais da prefeitura recolherem, da Bienal do Livro do Rio, uma história em quadrinhos da Marvel para "proteger os menores". Nomes como Mel Lisboa, Pabllo Vittar e Matheus Nachtergaele se manifestaram contra a decisão de Crivella.
Em show realizado em Brasília, no último sábado (7), Pabllo promoveu um "beijaço".
– Quero convidar todo mundo para um "beijaço". Olha para o amigo, olha para o namorado, olha para o crush. Nosso amor é livre e a gente tem direito de beijar sim! Pelo amor livre! – disse a cantora drag queen.
Assista à manifestação de Pabllo Vittar durante o show no vídeo abaixo:
Mauro Sousa, filho do desenhista e empresário Mauricio de Sousa, publicou no último sábado (7), no Instagram, uma foto em que beija o seu namorado, Rafael Piccin. Diretor de espetáculos, parques e eventos da Mauricio de Sousa Produções, ele escreveu na legenda: "Eu e o Rafa, sem censura e com a classificação etária livre,porque beijo não é impróprio e pode estar em qualquer HQ. Qualquer uma".
O ator Matheus Nachtergaele também publicou uma foto em seu perfil no Instagram beijando outro homem. "A única coisa que fere é o desamor, pastor. Rimou", escreveu na legenda.
A atriz Mel Lisboa publicou a imagem de uma cena da série Coisa Mais Linda, da Netflix, em que beija a boca da atriz Thaila Ayala. "Um beijão lésbico bem lindo na cara dos homofóbicxs", disse na legenda da foto.
O ator Mateus Solano relembrou o beijo de Félix e Niko, na novela Amor à Vida. "Este beijo foi pedido pelo brasileiro; aceito e aplaudido pelo brasileiro. Foi um momento mágico onde o amor e a humanidade venceram. Mas a História caminha em soluços... Que os passos atrás que estamos dando como sociedade sejam de fato parte do caminho tortuoso que vai nos levar a um Mundo de paz, amor e harmonia entre nós", escreveu.
O dramaturgo Walcyr Carrasco também relembrou o beijo de Félix e Niko.
A cena também foi recordada por Thiago Fragoso, que viveu Niko:
Colegas na novela A Dona do Pedaço, a atriz Nathalia Dill publicou uma foto em que beija a atriz transexual Glamour Garcia:
Daniela Mercury também participou:
Entenda
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, que é pastor evangélico, mandou, na quinta-feira (5), que fiscais da prefeitura recolhessem, da Bienal do Livro do Rio, uma história em quadrinhos da Marvel para "proteger os menores". Disse, ainda, que a obra deveria estar lacrada.
O alvo da censura é a HQ Vingadores - A Cruzada das Crianças, publicada em 2010. A saga mostra dezenas de super-heróis da Marvel, incluindo duas versões jovens dos Vingadores, Wiccano e Hulking, que são namorados. Em um dos trechos da obra, há uma ilustração dos dois se beijando, com roupas.
Não há, na obra, cena pornográfica ou explícita, o que é proibido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e que permitiria o recolhimento. A decisão também contraria decisão de 2011 do Supremo Tribunal Federal, que reconheceu como famílias uniões conjugais do mesmo sexo.
Na noite de sexta-feira, o Tribunal de Justiça carioca impediu que os livros fossem recolhidos. No entanto, na tarde do sábado, o presidente do Tribunal de Justiça suspendeu a medida e, em decisão imediata e provisória, permitiu a censura.
Segundo a decisão do desembargador, a Bienal do Livro oferece "atividades culturais voltadas para toda a família, razão pela qual impõe-se o necessário cuidado com as competências necessárias à prevenção, à identificação de evidências, ao diagnóstico e ao enfrentamento de quaisquer das formas de violência contra a criança e o adolescente, nos termos do Artigo 70-A do referido Estatuto da Criança e do Adolescente".
Já no domingo (8), o ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), derrubou a medida. A decisão foi tomada após pedido da procuradora-geral da República e chefe do Ministério Público, Raquel Dodge, realizada ainda nesta manhã, para anular decisão de segunda instância.