A 17ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo e a 9ª Jornadinha Nacional de Literatura, previstas para serem realizadas entre 30 de setembro e 4 de outubro, em Passo Fundo, no norte do Estado, serão adiadas. Os eventos devem ocorrer no primeiro trimestre de 2020.
Em comunicado, a Universidade de Passo Fundo (UPF) disse que "a conjuntura econômica nacional impõe um cenário de contenção e exige restrições de investimentos em atividades nas mais diferentes áreas". Segundo a instituição, a realização do evento, no entanto, ainda depende da autorização do governo federal para que os recursos liberados via Ministério da Cidadania possam ser utilizados no ano que vem.
Não é a primeira vez que a Jornada é interrompida por questões de financiamento. O evento foi cancelado em 2015 devido a cortes orçamentários e dificuldade de captação de recursos – apenas metade dos R$ 3,5 milhões previstos no orçamento foram obtidos. Chegaram a ser imaginadas alternativas para garantir a continuidade do evento, como o lançamento de uma campanha de crowdfunding, mas o cancelamento foi inevitável. Com custos reduzidos e foco na descentralização, o encontro literário foi retomado em 2017.
Um dos eventos literários mais tradicionais do Estado, a Jornada Nacional de Literatura é realizada a cada dois anos desde 1981, trazendo a Passo Fundo escritores para debater suas obras com o público e professores reunidos no Circo das Letras, na sede da UPF. O diferencial da Jornada e da Jornadinha para os demais eventos literários é que o ano escolar na cidade é programado de acordo com o evento – as obras dos autores convidados são lidas e discutidas em salas de aula, e a visita ao Circo para o debate com os autores é o ápice do processo.