Padres poloneses, em uma ação que lembrou o período da Inquisição, reuniram-se para queimar livros e outras obras que "promovem a feitiçaria" e postaram em uma página do Facebook todo o processo. Entre as chamas, destacaram-se alguns exemplares de séries de grande sucesso com o público infanto juvenil, como Harry Potter e Crepúsculo.
Nas imagens, é possível ver três sacerdotes, da cidade de Koszalin, na Polônia. Eles organizam os livros dentro da igreja e os levam até a área exterior, em uma cesta. Depois, os exemplares são colocados dentro de um canteiro circular, ao lado de outros objetos, como uma sombrinha da Hello Kitty e uma máscara. De acordo com o site britânico The Guardian, os religiosos ainda recitaram orações enquanto a fogueira consumia as obras.
As fotos do ritual foram divulgadas pelo próprio grupo, intitulado Fundacja SMS Z NIEBA, no último domingo (31). Eles têm cerca de 23 mil seguidores no Facebook. A ação causou revolta em muitos usuários da rede social, que, nos comentários, fizeram comparações do ato à Alemanha nazista.
A legenda, em polonês, traz várias citações bíblicas. Entre elas, dos Atos (19:19) "Também muitos dos que seguiam artes mágicas trouxeram os seus livros, e os queimaram na presença de todos e, feita a conta do seu preço, acharam que montava a cinqüenta mil peças de prata" e "Porque assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Não vos enganem os vossos profetas que estão no meio de vós, nem os vossos adivinhos, nem deis ouvidos aos vossos sonhos, que sonhais", de Jeremias (29:8).
A Polônia tem uma presença muito forte da Igreja Católica, sendo que cerca de 86% da população declara seguir a religião cristã. Nos poder, o presidente Andrzej Duda defende a volta dos "valores católicos" ao cotidiano do país.
Veja as imagens abaixo: