1) Elena Ferrante mantém sua identidade secreta desde a publicação de seu primeiro livro, Um Amor Incômodo, em 1992. Nos anos seguintes, publicaria Dias de Abandono (2002), La Frantumaglia (2003), A Filha Perdida (2006), Uma Noite na Praia (2007) e a Tetralogia Napolitana: A Amiga Genial (2011), História do Novo Sobrenome (2012), História de Quem Foge e de Quem Fica (2013) e História da Menina Perdida (2014).
2) Dois dos seus romances já foram adaptados para o cinema: Um Amor Incômodo, dirigido por Mario Martone em 1995, e Dias de Abandono, dirigido por Roberto Faenza em 2005.
Leia também:
"História da Menina Perdida", de Elena Ferrante, chega às livrarias nos próximos dias
Pedro Gonzaga lança novo livro de poemas neste sábado
3) A rede americana HBO e a emissora italiana RAI anunciaram em março que vão coproduzir uma série de oito episódios inspirada na Tetralogia Napolitana. As filmagens devem começar ainda neste ano.
4) Em outubro do ano passado, o repórter investigativo Claudio Gatti publicou uma reportagem baseada em análise de dados financeiros que indicava que a tradutora Anita Raja é a verdadeira autora por trás do pseudônimo Elena Ferrante. O artigo foi bastante criticado no mundo literário pela indevida violação de privacidade da escritora.
5) Em 2016, Elena Ferrante foi escolhida uma das 100 personalidades mais influentes do mundo pela revista Time, na categoria Artistas. No lugar da foto, a revista usou a capa de um de seus livros.
Colunista Marta Sfredo e editor Carlos André comentam a obra. Assista agora: