A temporada 2022 do Fronteiras do Pensamento traz novas experiências para os seus participantes. Neste ano, o evento aprofunda sua relação com a música e as artes visuais, além de propiciar ao público um formato híbrido de conferências – aliando vantagens de encontros presenciais e transmissões online. Tudo isso em um espaço diferente.
O evento começa em 10 de agosto com a conferência do norte-americano Stuart Firestein e da brasileira Natalia Pasternak. O ciclo de palestras terá como tema Tecnologias para a Vida. Confira abaixo todas as novidades:
NOVO ESPAÇO
Conforto e acústica impecável devem chamar atenção dos participantes do Fronteiras do Pensamento a partir deste ano. Isso porque esta será a primeira edição do evento em um novo espaço, a Casa da Ospa.
Localizada no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501), a sala sinfônica tem capacidade para abrigar até 1,1 mil pessoas. O espaço, projetado originalmente para ser um auditório, passou por uma reforma completa e foi concluído em março de 2018. Em razão das novas poltronas e difusores de som instalados no fundo do palco, no teto e abaixo dos mezaninos, o público tem assegurada uma experiência de comodidade em qualquer ponto do teatro.
Além de estar em uma área central de Porto Alegre, a Casa da Ospa também conta com o estacionamento amplo e gratuito do CAFF.
MÚSICA SELECIONADA
Quem já participou do Fronteiras do Pensamento conhece a tradição de apresentações musicais abrirem as noites de conferência. Em 2022, essa prática se amplia e se qualifica, tendo agora a curadoria do maestro Evandro Matté.
Diretor artístico da Ospa, Matté pretende homenagear os palestrantes do evento com a execução de composições que se relacionem com o seu país de origem ou alguma característica de suas obras.
As apresentações contarão com músicos da Orquestra, que estarão reunidos em formações de duetos até quintetos. Serão concertos de curta duração, realizados com exclusividade para o evento.
FORMATO HÍBRIDO
A volta dos encontros presenciais não exclui as vantagens das transmissões online no Fronteiras do Pensamento. A organização do evento determinou um formato híbrido para 2022. Das 12 conferências programadas, seis terão presença de público na Casa da Ospa, e outras seis serão transmitidas exclusivamente pela internet.
Quem optar por não se deslocar até o local das palestras presenciais poderá assisti-las de onde quiser, já que haverá também transmissão virtual diretamente do palco. Além disso, os participantes receberão pela primeira vez uma certificação pela PUCRS.
MAIS ARTE
Neste ano, o Fronteiras traz com exclusividade ao seu público uma obra de arte escolhida pela equipe da Bienal do Mercosul. A instalação Experimento de Suspensão nº 1, de Paulo Nenflídio, que está atualmente em cartaz em São Paulo, permanecerá na entrada da Casa da Ospa até o final do ciclo de palestras.
O trabalho exibe uma pedra suspensa no ar por ganchos manipuláveis pelos visitantes. Segundo o curador da Bienal, Marcello Dantas, o trabalho foi selecionado porque “a contraposição entre gravidade, ciência, arte e realidade interessa ao campo filosófico”. Nas noites de conferência, um mediador estará disponível para facilitar o acesso entre a obra e o público.
Fronteiras do Pensamento 2022
● Serão 12 conferências, entre presenciais e online. A primeira será em 10 de agosto, com Stuart Firestein e Natalia Pasternak. Os demais conferencistas serão Frédéric Martel, Steven Johnson, Luc Ferry, Élisabeth Roudinesco e Marcelo Gleiser (presenciais), Jorge Caldeira, Maria Homem, Martha Gabriel, Mayana Zatz, Rodrigo Petronio e Sidarta Ribeiro (online).
● As inscrições podem ser feitas no site fronteiras.com. Saiba mais pelo telefone (11) 97624-7423 ou pelo WhatsApp (11) 93775-5752. A cobertura completa de GZH, com entrevistas, artigos e textos sobre as conferências, você confere em gzh.rs/fronteiraszh.