A partir de 2024, Porto Alegre ficará sem um espaço dedicado totalmente à comédia — pelo menos, até alguém decidir apostar novamente em um. Isto porque o Porto Alegre Comedy Club, que fica localizado no bairro Auxiliadora, irá fechar as suas portas, após mais de quatro anos de operações. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (27).
Inaugurado em 29 de maio de 2019, o comedy club — primeiro e único da Capital — foi fundado por um time estrelado de sócios: os comediantes Nando Viana, Thiago Ventura e Afonso Padilha, o comunicador Alexandre Fetter e o empresário Luciano Barth, que atuou na parte operacional do projeto, ou seja, tocando o negócio no dia a dia.
Após um grande investimento, o espaço, que possui 230 lugares — colocando-o como o comedy club de maior capacidade e público do Estado —, enfrentou, 10 meses depois de ser aberto, um momento de muita dificuldade financeira com a pandemia de covid-19. Para tentar contornar a situação, os sócios apostaram em tele-entrega e shows transmitidos pela internet.
Segundo Barth, no período, o faturamento caiu a 1/6 daquilo que faziam nos primeiros meses de operação. Após o período do coronavírus, o espaço reabriu e contou com até 20 shows mensais, sendo frequentado por um público que ia dos 18 aos 60 anos, de todas as classes sociais. O local ainda era alugado para eventos nos turnos em que não estavam ocorrendo shows.
Ainda assim, o baque do período da pandemia não permitiu que o empreendimento conseguisse se estabilizar, tendo todos os meses de 2023 com registro de déficit orçamentário, potencializado pelos gastos de manter o comedy club no local onde ele estava instalado — que era caro —, conforme Barth:
— O Porto Alegre Comedy Club está sendo fechado após os sócios chegarem neste consenso, depois de enfrentarem muitas dificuldades financeiras de 2020 em diante, período pós-coronavírus. Como tivemos que ficar dois anos praticamente fechados, investindo muita grana por parte dos sócios para bancar isso, não conseguimos retomar em 2022 com a mesma força que o negócio tinha e 2023 foi o ano mais deficitário de todos. Por isso, resolvemos parar.
Segundo o sócio, não há expectativa do bar reabrir, pelo menos, em um curto prazo. Mesmo assim, o exemplo do primeiro clube de comédia do Brasil, o Curitiba Comedy Club, que fechou na pandemia e reabriu um ano depois, pode ser seguido. Por enquanto, a única certeza é que o fechamento será no dia 21 de dezembro.