O final de semana vai ser de "muita diversão e alegria" para a criançada, promete Luccas Neto. Isso porque o criador de conteúdo e youtuber desembarca no Rio Grande do Sul para três apresentações de seu espetáculo Luccas Neto e a Escola de Aventureiros – O Musical. A primeira ocorre neste sábado (14), no Teatro Feevale, em Novo Hamburgo, a partir das 15h, e as duas seguintes serão no domingo (15), no Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre, às 11h30min e às 15h. Os ingressos estão esgotados.
No espetáculo, Luccas Neto promete que os pequenos vão aprender o que é preciso para se tornar um aventureiro de verdade. Eles acompanharão o "Foca" — apelido adotado pelo criador de conteúdo após a viralização do vídeo em que imita o animal — e seus quatro aprendizes de aventureiros, Rafa, Yuri, Mandy e Lais, tendo que provar que têm um bom coração e que sempre é preciso fazer o bem para conquistar a pedra do poder.
Com a participação do personagem Aventureiro Azul, a saga de uma hora conta ainda com a ajuda da plateia, que deverá cantar, dançar e mandar boas energias para os personagens para derrotar os vilões. O espetáculo de Neto, preocupado com as lições e com o seu legado, quer passar mensagens de união, amor e amizade, além de enaltecer atitudes simples do dia a dia, como o cuidado com a saúde bucal e o respeito ao próximo.
— Procuro sempre levar um show muito leve para toda a família, com mensagens de amor, afeto e união. Todo show eu faço com muito carinho para entregar um espetáculo de qualidade para quem vai me assistir — garante o criador de conteúdo em entrevista a GZH.
Focado nas crianças
Luccas Neto começou a sua saga na internet em 2014, de forma despretensiosa, e, após entender que a sua "missão" era junto aos pequenos, que formavam a maioria de seus espectadores, começou a atuar com responsabilidade na geração de seus conteúdos, que passaram a adotar um tom mais educativo. Ele montou, então, o Luccas Toon Studios e contratou uma equipe de 120 profissionais especializados, como pedagogos, para auxiliar no direcionamento adequado de tudo o que é produzido pelo criador de conteúdo.
— Nesse cenário infantil, com certeza uma das minhas referências é o Walt Disney. Sempre fui encantado por esse universo lúdico e mágico, desde criança. E hoje posso dizer que, além de ídolo, ele é uma inspiração para mim com a criação de conteúdo e personagens. Eu estou em uma outra vertente, através da criação de conteúdos digitais pelas multiplataformas, acho esse um desafio interessante e amo poder juntar esse público com a internet — conta.
Com esta atuação próxima às crianças, Neto, que está com 30 anos, passou a se considerar um ator infantil. E, segundo ele, o seu trabalho todo é focado em passar para as crianças mensagens pedagógicas, com responsabilidade, e servir também de apoio para os pais na educação dos pequenos.
— Acredito que com meu trabalho posso influenciar de uma forma muito positiva a vida das crianças — observa.
Atuando em diversas frentes com o Luccas Toon Studios, o criador de conteúdo também aposta em narrativas maiores. Para as plataformas digitais, ele já lançou 14 filmes — o mais recente é O Plano dos Vilões (2022). Porém, Neto quer ir além e dominar também as salas de cinema. E isso pode acontecer em dezembro deste ano, com Os Aventureiros — A Origem, que está sendo produzido para "divertir a família toda", em coprodução com a Warner Bros.
— Estou muito ansioso para ver todo mundo assistindo. Além disso, estou me preparando para uma nova turnê de shows que rodarão por todo o país e também de forma internacional — adianta o ator, que não para de produzir conteúdo.
O fenômeno
Apenas no YouTube, Luccas Neto tem mais de 37 milhões de inscritos e quase 20 bilhões de visualizações. Quase todo dia, tem vídeo autoral novo na plataforma — cada um com centenas de milhares de acessos por parte da criançada. O seu canal é o maior do mundo no segmento infantil. Um fenômeno. O que explica tamanha dominância junto aos pequenos?
Para os sócios da Cuentos y Circo, consultoria especializada em YouTube, Fernando Puhlmann e Giovanna Alvarenga, a forma como as crianças podem assistir ao conteúdo na plataforma de vídeo é um dos principais pontos que ajudam a explicar o sucesso dos vídeos de Neto. Segundo eles, a questão das produções não estarem presas a uma grade, sem obrigatoriedade de horários e de linearidade — ou seja, elas podem ver as partes que mais se interessam, indo e voltando quantas vezes quiserem — é algo que encanta os pequenos, que já nasceram conectados a este formato.
— Dentro deste quadro, se replicam coisas que já foram sucesso em outras plataformas e que vão continuar sendo sucesso para sempre na vida das crianças, como o formato de novelinha de Chiquititas, da própria história em quadrinhos da Turma da Mônica, em que tu tens lá a turma de amigos, aí eles têm as aventuras. Quer dizer, isso é um formato tradicional que vai se adaptando a cada plataforma que vai surgindo — explica Giovana.
Para Puhlmann, por mais que se projete um produto e se crie uma expectativa, o resultado, após a entrega ao público, não tem como ser controlado. Por isso, alguns pontos foram essenciais para que Luccas Neto tenha se tornado o fenômeno que é hoje. Ele utiliza como exemplo as boy bands, que tinham uma fórmula para darem certo, mas das dezenas que surgiram no Brasil na década de 1990, poucas conseguiram sucesso. O carisma, segundo ele, foi essencial para este processo.
— Luccas Neto, quando começou, tinha coisas que eram fundamentais. Primeiro: um irmão, o Felipe Neto, que praticamente escreveu a forma de fazer YouTube no Brasil e que conhece a plataforma como a palma da mão. E tudo o que o Felipe conhece ele aplicou no Luccas. Segundo: ele tinha grana, tinha estrutura. É caro produzir para o YouTube como ele produz. E, fora isso, ele tem o carisma com as crianças, que é algo que não se explica.