Em formato inédito por conta da pandemia, os destaques dos palcos porto-alegrenses foram homenageados neste domingo (27) durante live do Prêmio Açorianos de Dança. O evento, promovido pela Secretaria Municipal da Cultura, anunciou os 21 vencedores.
Indicado para oito, das 10 categorias, o espetáculo Dura Máter confirmou seu favoritismo levando três premiações, incluindo o prêmio Espetáculo do Ano. A performance busca provocar o público a refletir sobre as formas como a mulher é vista na sociedade.
— Só a indicação já foi algo muito emocionante. O fato de poder representar o nosso tipo de dança na categoria geral e ainda ganhar, não tenho nem palavras. Questionando através da dança sobre o papel da mulher na sociedade, desde a construção da sociedade, que a gente vem lutando pra entender, questionar. Ele (o espetáculo) é muito importante — comentou, Bruna Gomes, criadora e diretora do grupo Al-málgama de Dança Tribal, responsável pelo espetáculo.
Neste ano, Cláudio Etges recebeu o Prêmio de Personalidade do Ano, pela sua trajetória de mais de 40 anos como fotógrafo de dança no Rio Grande do Sul. Também foram homenageados o Curso de Dança da UFRGS e o Conjunto de Folclore Internacional Os Gaúchos.
O prêmio também contempla os destaques por modalidades como balé, jazz, danças urbanas, entre outras. Essas categorias contam com juris especializados que somam 23 profissionais da área. Na categoria Jazz, o premiado foi Escobar Junior.
Ao comentar os vencedores das categorias Direção e Espetáculo do Ano, o coreógrafo Airton Tomazzoni citou a importância da temporada 2019 diante de um cenário de distanciamento social deste ano:
— Nunca pensei que a emoção fosse ser a mesma de uma cerimonia presencial.
Confira a lista completa dos vencedores
Espetáculo do Ano
Dura Máter
Direção
Coletivo Grupelho, por Tiger Balm
Bailarino
Pedro Coelho, por Reutilizáveis Corpos Descartáveis
Bailarina
Marilice Bastos, por Translúcido
Coreografia
Maurício Miranda, por Reutilizáveis Corpos Descartáveis
Cenografia
Reynaldo Netto, Daisy Homrich e Lucas Busato, por O Paradoxo da Queda
Iluminação
Gustavo Silva, por Chromos
Figurino
Loraine Santos, por Dura Máter
Trilha Sonora
Felipe Zancanaro e Thiago Ramil, por Afluência
Produção
Al-Málgama, por Dura Máter
Prêmios de destaque
Destaque em Ballet Clássico
A B C Dança Festival Infantil, criado e organizado pela professora Samanta Bueno Medina - ganhou destaque por proporcionar uma experiência com o Ballet Clássico desenvolvida e pensada para as crianças.
Destaque em Sapateado
Ilha, pesquisa em TAP – pela proposta de difusão e popularização do TAP em novas mídias, pelo resgate da memória e por levar o sapateado para espaços alternativos.
Destaque em Flamenco
Silvia Canarim – pela sólida trajetória dedicada ao flamenco em Porto Alegre, investigando a história dessa linguagem e explorando as nuances possíveis de seu encontro com a dança contemporânea.
Destaque em Jazz
Escobar Junior – pela qualidade técnica e artística como bailarino e coreógrafo que se revela na diversidade de sua produção e reconhecimento em diversos eventos de dança no ano de 2019.
Destaque em Dança do Ventre
Al-málgama – pela excelência técnica e artística na criação do espetáculo "Dura Máter", que aborda uma temática de extrema relevância ao questionar o papel da mulher na sociedade contemporânea e pela ação social de abrir sessão extra gratuita para mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Destaque em Danças Urbanas
Underground Queen – pela pesquisa em danças urbanas que intercruza as danças de matriz africana, pela promoção de eventos gratuitos fomentando as danças urbanas ao ar livre em Porto Alegre e pela representação artística da cidade em eventos que fomentam a cultura hip hop.
Destaque em Dança Contemporânea
Coletivo Moebius – pela gestão coletiva de uma qualificada e abrangente produção em Dança Contemporânea evidenciada em espetáculos como Ranhuras, Três Canções e Poéticas sobre morte/tempo/vida.
Destaque em Danças Folclóricas/Étnicas
Pablo Geovane – pela dedicação ao desenvolvimento da chula em apresentações, divulgando essa modalidade em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul
Destaque em Projeto de Formação e Difusão em Dança
Dança e Saúde Mental – por proporcionar uma vivência no qual a dança não é mera ferramenta terapêutica ou recreativa, mas uma experiência de criação artística.
Destaque em Novas Mídias
Cross-cap - pela excelência na articulação dos elementos de audiovisual e dança: produção, coreografia, direção de arte, fotografia e trilha sonora original. Pelo diálogo instigante entre o movimento do corpo e do cenário.
Destaque em Dança de Salão
Martha Royer – pela dedicação ao desenvolvimento de práticas pedagógicas relacionadas à desconstrução de gênero na Zathus Espaço de Dança, estimulando o desenvolvimento de novas percepções da dança e das relações sociais. Pela visibilidade nacional alcançada, promovendo o intercâmbio dessas práticas.